Disponível em <https://portal.creaes.org.br/auditores-do-confea-realizam-reuniao-tecnica-com-representantes-do-crea-es/>.
Acesso em 24/04/2024 às 20h26.

Auditores do Confea realizam reunião técnica com representantes do Crea-ES

31 de agosto de 2022, às 18h55 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Auditores do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realizaram nesta quarta-feira (31/8) reunião técnica com representantes das gerências, superintendência, assessorias, controladoria e ouvidoria do Crea-ES para apresentar questões relacionadas a Auditoria Interna, realizada no Conselho Capixaba durante essa semana.

A atuação da Auditoria Interna (AUDI) tem como base o planejamento, a elaboração e a execução do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), tendo como escopo a realização de auditorias proativas e reativas nas unidades que compõem o Sistema.

Por ser uma das instâncias internas de apoio à governança do Confea, a Auditoria Interna possui atuação independente, com o objetivo de testar e avaliar a adequação da gestão contábil-orçamentária, financeira, administrativa, patrimonial, institucional-finalística e de controles internos, bem como a aderência à legislação e aos normativos do Sistema Confea/Crea e Mútua, visando alcançar os objetivos institucionais de todo o Sistema.

A reunião, conduzida pelos auditores Eng. Agrônomo Alceu Fernandes Molina Junior e Eduardo Dalla Costa Diderot, tratou de temas como gestão e controles e expôs as novas formas de trabalho da AUDI no sentido de atender às exigências da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva a auditoria do Confea, nos formatos orientativo e educativo, é muito importante no sentido de minimizar e, até mesmo, evitar possíveis inconformidades nos Conselhos Regionais.