Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-constata-irregularidades-em-imoveis-apos-desabamentos-em-vila-velha/>.
Acesso em 02/11/2025 às 12h54.

Crea-ES constata irregularidades em imóveis após desabamentos em Vila Velha

30 de outubro de 2025, às 11h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Vistoria no bairro Cobi de Baixo na manhã do dia 29 de outubro.

Equipes técnica e fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estiveram, nesta quarta-feira (29/10), nos dois locais de desabamento registrados nas últimas horas em Vila Velha — um prédio no bairro Cobi de Baixo e um muro na região do Morro do Moreno, na Praia da Costa. Durante as vistorias, foram coletados dados e informações técnicas para subsidiar relatórios e medidas cabíveis.

Em Cobi de Baixo, foi identificado pela manhã risco iminente de desabamento de um dos prédios vizinhos. A medida foi executada à tarde pelo município, que também acompanhou a ocorrência. Durante a vistoria, os fiscais do Conselho constataram que tanto o imóvel que desabou quanto o imóvel que foi demolido estavam em situação irregular junto ao Crea-ES — foram construídos sem acompanhamento de profissional habilitado, sem projetos técnicos e sem o devido registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, reforçou a importância de a população buscar sempre a regularização das construções: “Quando uma obra é executada por empresas ou profissionais habilitados e registrados no Crea-ES, ela precisa seguir padrões técnicos adequados. Isso significa mais segurança, durabilidade e até economia para os proprietários. A informalidade na construção traz riscos sérios, que podem resultar em prejuízos materiais e, principalmente, em tragédias. Nossa missão é orientar, fiscalizar e proteger a sociedade”, destacou.

Já no Morro do Moreno, onde um muro desabou na terça-feira (28), o Conselho confirmou que há uma obra em andamento na parte superior da estrutura. O Crea-ES solicitou às partes envolvidas a apresentação de documentos técnicos, como projetos, laudos e registros das ARTs dos responsáveis. Os dados coletados nesta nova vistoria serão analisados pelas equipes, que fornecerão recomendações e providências cabíveis. Durante a ação, os engenheiros também prestaram orientações e recomendações aos proprietários dos imóveis atingidos e a população dos entornos das áreas afetadas.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *