Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-constata-risco-alto-de-deslizamento-de-terra-no-bairro-oriente-em-cariacica/>.
Acesso em 25/04/2024 às 20h55.

Crea-ES constata risco alto de deslizamento de terra no bairro Oriente, em Cariacica

2 de setembro de 2022, às 17h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Um talude, localizado no bairro Oriente, em Cariacica, pode provocar sérios acidentes com vítimas, caso não haja uma intervenção imediata e emergencial no local. A constatação é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) que, sob demanda da comunidade, realizou um mapeamento da área durante a manhã desta sexta-feira (2/9).

De acordo com a equipe multidisciplinar do Crea-ES, existe risco de deslizamento de terra e conseqüente desabamento das casas que estão localizadas na parte superior e inferior ao talude. Os especialistas constataram erosão na parte superior do barranco, rachaduras, risco de penetração de água em casos de chuvas e ameaças de novos deslizamentos, o que coloca, de maneira contumaz, a vida dos moradores e da população do entorno em risco.

O professor e Coordenador da Câmara de Geologia e Minas do Crea-ES, geólogo Éder Carlos Moreira, que integrou a equipe que vistoriou a região informou que o risco geológico para deslizamentos é alto. “O talude apresenta bastante movimentação de terra. O solo é arenoso e, caso chova, o perigo aumenta. O risco passa de alto para muito alto, podendo haver novos deslizamentos do talude e desabamento das casas do local, causando vítimas”, explicou.

O gerente de fiscalização do Crea-ES engenheiro civil Leonardo Leal afirma que com a existência do empuxo sobre o muro e o aterro mais pesado com acúmulo de água por ausência de drenagem dos muros, houve uma sobrecarga no muro e consequentemente o deslizamento de terra. “Recuperamos imagens mais antigas do local e constatamos que havia um muro de arrimo, com erros de execução, sem acompanhamento de profissional habilitado e em desconformidade com as normas técnicas”, disse. Além disso, Leonardo observou a inexistência de barbacãs para escoamento de águas pluviais e que são executados em muros de arrimo.

O sistema de barbacã é utilizado em obras que estejam em contato com solo, com a função de drenar a água acumulada, eliminando pressões causadas pela água. “Se houvesse barbacãs para o sistema de drenagem, isso poderia ter sido evitado. Além disso, constatamos que o muro foi mal projetado e mal executado na época. Há erros de construção graves nesse muro de arrimo”, opinou Leonardo.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva informou que os profissionais do Conselho fizeram junto aos moradores um trabalho de sensibilização sobre o risco geológico que eles estão enfrentando. “Estivemos com a comunidade e orientamos sobre a situação de risco. Vamos concluir o relatório do mapeamento da área nos próximos dias. O resultado será apresentado a prefeitura e às defesas civil municipal e estadual. Pediremos uma ação imediata e emergencial ao poder público municipal para garantir a segurança dos moradores da região”, concluiu Jorge Silva.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *