Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-constata-risco-iminente-de-quedas-e-acidentes-no-calcadao-da-praia-da-areia-preta-em-guarapari/>.
Acesso em 16/04/2024 às 16h26.

Crea-ES constata risco iminente de quedas e acidentes no calçadão da Praia da Areia Preta em Guarapari

3 de fevereiro de 2023, às 18h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) irá expedir ofício para a Prefeitura Municipal de Guarapari alertando para o risco iminente de quedas e acidentes aos frequentadores da Praia da Areia Preta, em Guarapari. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (3/2), após vistorias técnica e fiscal do Conselho no muro do calçadão da Praia. O município também será alertado sobre a falta de acessibilidade no local.

“Estamos mais uma vez sinalizando ao município a necessidade de correção e adequação da estrutura do muro a fim de evitar o avanço da erosão e o comprometimento da segurança da estrutura e da comunidade”, disse o presidente da instituição Eng. Jorge Silva, que, demandado por denúncias feitas ao Crea-ES, escalou profissionais do Conselho para vistoriar a área.

Em março de 2022, o muro de arrimo do local cedeu após apresentar rachaduras devido ao avanço do mar. Na ocasião, a área foi interditada e a equipe multidisciplinar do Crea-ES realizou uma vistoria para avaliar os riscos de colapso da estrutura. Agora, o novo muro, construído há menos de um ano, preocupa os moradores e pedestres da Praia da Areia Preta.

Durante a ação desta sexta-feira (3/2), as equipes concluíram que a estrutura da obra requer ajustes e ainda precisa ser finalizada. Entre as pendências observadas pelos especialistas destacam-se a falta de isolamento, inacessibilidade, inexistência de escadas e guarda-corpos na extensão da obra executada, além de trincas e fissuras em vários pontos de extensão do muro.

O Crea-ES solicitará à Prefeitura do Município e a empresa responsável pela execução da obra a apresentação dos projetos com os respectivos nomes dos responsáveis técnicos. “Durante a vistoria não foi possível contrapor os dados do projeto com as informações relacionadas à execução do serviço, uma vez que não foram encontrados no local documentos que identificassem os responsáveis técnicos pelos projetos, apenas a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional responsável pela execução do serviço que, inclusive, prestou esclarecimentos e contribuiu durante a vistoria”, disse o Gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES Eng. Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

Outro alerta que será emitido ao poder público municipal diz respeito à iluminação do local. “Após o início da execução da obra, um poste de iluminação foi retirado daquela região. A medida tornou-se um risco para os cidadãos que transitam pelo lugar, aumentando muito a possibilidade de quedas, especialmente no período noturno”, relatou Giuliano. A iluminação tem sido fornecida e mantida pelo condomínio de forma provisória.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *