Disponível em <https://portal.creaes.org.br/11a-semana-da-engenharia-agronomia-e-geociencias-apresenta-desafios-e-oportunidades-aos-estudantes/>.
Acesso em 23/11/2024 às 18h28.

11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências apresenta desafios e oportunidades aos estudantes

7 de dezembro de 2022, às 22h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Aproximar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) do processo de formação dos profissionais, promovendo palestras e oficinas técnicas para o ensino prático do dia a dia profissional, faz parte do Plano de Trabalho da atual gestão da instituição.

O painel Desafios e oportunidades aos estudantes e recém-formados da área tecnológica, realizado na quarta-feira (7/12), durante a programação da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo, trouxe aos futuros profissionais debates e conhecimentos importantes sobre os Desafios e Oportunidades aos Estudantes e Recém-Formados da Área Tecnológica.

A primeira apresentação, conduzida pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, Engenheiro Eletricista e doutor em Eletrônica Anselmo Frizera Neto, mostrou a importância da Engenharia para prover assistência e reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Na abordagem do tema Reabilitação Robótica e Tecnologias Assistivas – Oportunidades em Pesquisa e Desenvolvimento, Frizera relatou suas experiências em projetos realizados pela Universidade que tem como foco a tecnologia de apoio, uma sistemática que agrupa dispositivos, técnicas e processos que contribuem para tornar mais fácil a vida dos deficientes.

O Profissional de Gerenciamento de Projetos: Mercado, Ferramentas e Competências foi a palestra ministrada pelo especialista em gerenciamento de projetos Engenheiro Ceciliano Netto. Na Engenharia, com a demanda cada vez maior por agilidade, produtividade, menores custos e prazos, menores riscos e maior qualidade, torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado em prioridades e objetivos. Durante a exposição de Ceciliano Netto, estudantes e recém-formados foram treinados sobre a importância e os aspectos que envolvem a capacitação em gestão de projetos para a formação profissional.

O Engenheiro Filipe Machado, presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), autor do recém-lançado livro, “Sou engenheiro, e agora?”, compartilhou práticas e conhecimentos básicos inerentes à atuação profissional, a importância do relacionamento com os colegas da área no sentido de abrir portas para novas oportunidades profissionais, indicações de como se qualificar e informações de onde encontrar as oportunidades de trabalho, sempre ressaltando a importância de cada um reconhecer o seu próprio diferencial. Filipe Machado, que desenvolveu o tema Panorama do Mercado da Engenharia, como se Preparar para as Oportunidades, acumula vivências e experiências adquiridas no convívio diário com estagiários e graduandos da área tecnológica e na realização de dezenas de palestras e cursos de orientação e formação sobre o tema.

O Crea Júnior do Espírito Santo (CREAjr-ES), entidade composta por estudantes voluntários da área tecnológica, cujo objetivo é promover ações sociais e capacitações, também teve espaço no painel Desafios e oportunidades aos estudantes e recém-formados da área tecnológica. A vice-presidente e diretora de gestão de pessoas e qualidade da entidade, Wanessa Lourenço, falou sobre Importância da Autoliderança para uma Carreira de Sucesso, destacando a necessidade dos novos profissionais assumirem o domínio e a responsabilidade por sua jornada de desenvolvimento, exercer o autoconhecimento, identificar os pontos fortes e fracos de cada um e direcionar a carreira com metas e objetivos claros.

O terceiro dia de atividades da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo encerrou com a exposição da auditora em sistema de gestão, Engenheira e Tecnóloga Brunella Veronez, que apontou as Oportunidades para a Atuação no Mercado de Trabalho na Esfera Ambiental. Com dicas e relatos de experiências pessoais e profissionais relacionados à carreira, Veronez deu enfoque sobre o mercado de trabalho na área ambiental e apresentou áreas de atuação inovadoras.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *