Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-da-posse-a-mais-de-1100-inspetores-que-atuarao-de-forma-honorifica-em-todo-o-estado/>.
Acesso em 18/10/2024 às 05h31.

Crea-ES dá posse a mais de 1100 inspetores que atuarão de forma honorífica em todo o estado

Voluntários trabalharão em prol da ética e eficiência na engenharia, agronomia e geociências

1 de março de 2024, às 12h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em um movimento sem precedentes, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) deu posse neste último mês de fevereiro a mais de 1100 inspetores, marcando um passo significativo para o fortalecimento da fiscalização e da ética profissional no estado.

Cerimônia de posse das inspetorias de Serra e Vila Velha

Esses profissionais são voluntários, escolhidos por suas competências e comprometimento. Eles atuarão junto às suas comunidades para assegurar a qualidade e a legalidade das atividades nas áreas de engenharia, agronomia, geociências, e demais campos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

A função do inspetor, essencial para a manutenção dos padrões éticos e profissionais, é exercida de maneira honorífica, sem remuneração, refletindo um compromisso genuíno com o bem-estar da sociedade e o aprimoramento do exercício profissional. Como delegados corporativos, estes profissionais atuam como observadores atentos das práticas de seus pares, garantindo que a conduta ética e a atuação administrativa estejam alinhadas com as diretrizes do Conselho. Eles também representam uma ponte vital entre a instituição e a comunidade, promovendo uma fiscalização mais eficiente e adaptada às realidades locais.

Os inspetores recém-empossados enfrentarão o desafio de articular as ações do Crea-ES com a comunidade profissional e a sociedade civil, desempenhando um papel crucial na promoção da harmonia entre as práticas profissionais e as expectativas sociais. A função do cargo abrange desde a observação da conduta ética até a interação com todas as instâncias e organismos gestores do sistema profissional, consolidando a missão do Crea de servir à sociedade e melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados nas áreas de sua competência.

Durante as cerimônias de posse, o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, destacou a importância dos inspetores para a instituição e para a sociedade. “A posse de mais de 1100 profissionais voluntários, que atuarão sem remuneração alguma, é um marco na história da instituição e um testemunho do nosso compromisso com a excelência e a responsabilidade social. Eles são fundamentais para que possamos avançar na construção de um ambiente profissional cada vez mais ético, justo e sustentável,” afirmou.

Este reforço na fiscalização e na promoção da ética profissional é um lembrete poderoso do papel vital que os inspetores desempenham na proteção dos interesses da sociedade e na garantia da segurança e da qualidade dos serviços nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. “Com dedicação e trabalho, os inspetores são peças-chave na construção de um futuro melhor para todos”, concluiu o presidente.