Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/planejamento-e-gestao-de-obras/>.
Acesso em 19/09/2024 às 13h23.

Planejamento e Gestão de Obras

Curso Rápido

Ipog Vitória

Crea-ES

18 a 20 de outubro

Sexta-feira: 18h às 23h
Sábado: 08h às 19h
Domingo: 08h às 13h.

Carga horária

100% online

Objetivo
Capacitar a gerenciar o processo de orçamentos e custos da construção, assim como o planejamento de obras, visando a sua aplicação além da definição primeira do custo de um empreendimento, até a sua transformação em uma ferramenta de planejamento, gestão e controle da construção.

Público-alvo
Profissionais da Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Arquitetos, Técnicos ou Tecnólogos com atuação na Engenharia Civil;
Profissionais de outras áreas de formação (Administração, Economia e Engenharias em geral);
Alunos de graduação em Engenharia Civil, Arquitetura e Tecnol e demais aéreas.

Conteúdo programático
1. Noções básicas e conceitos sobre Gerenciamento de Projetos;
2. Estabelecimento de linhas de base para custos, prazos e qualidade dos empreendimentos;
3. Emprego do orçamento da construção de uma edificação como ferramenta de planejamento do empreendimento;
4. Diretrizes para montagem de cronogramas que serão a base para o controle de prazos;
5. Dimensionamento de equipes em função da quantidade de serviços e prazos de execução;
6.Cronogramas físicos: Gant, PERT-PM, Linha de balanço;
7. Estabelecimento de diretrizes e montagem do planejamento e ferramentas para a garantia da qualidade dos empreendimentos, através de processos de execução e de controle das atividades.
8. Analisar e controlar o planejamento físico e financeiro das diversas etapas construtivas de uma edificação;
9. Aplicar as diversas técnicas de planejamento às etapas construtivas de uma edificação;
10.Planejar, avaliar e propor replanejamentos dos serviços de uma edificação;
11. Estabelecer as diretrizes 10. para o planejamento e gestão da relação com o cliente como foco principal de todo o desenvolvimento do empreendimento;
12. Estabelecimento de processos, procedimentos e ferramentas para acompanhamento ativo de resultados sobre o planejado.

Instrutor
Gilberto Torres Porto
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás em 1988, Gilberto Torres Porto possui uma sólida base acadêmica. Além disso, ele obteve pós-graduação em Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Brasília em 2003 e em Planejamento Estratégico de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás em 2005.Com mais de 28 anos de experiência no setor da Construção Civil, Gilberto ocupou cargos de Gerência e Diretoria de Engenharia em grandes construtoras. Sua trajetória profissional reflete sua capacidade de liderança, habilidades técnicas e conhecimento prático.

Política de descontos
10% desconto para quem estiver ativo no CREA

Incluso no valor do investimento
Certificado