Disponível em <https://portal.creaes.org.br/painel-norteou-debate-sobre-aspectos-legais-e-sustentaveis-da-mineracao/>.
Acesso em 22/10/2024 às 02h55.

Painel norteou debate sobre aspectos legais e sustentáveis da mineração

11 de outubro de 2024, às 18h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Profissionais que participaram da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), nos últimos dias 7 a 10 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador (BA), tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Mineração: Como encontrar, requerer e licenciar uma mina”, ministrada pelo engenheiro de minas e presidente da Associação Capixaba de Engenheiros de Minas (Acemin) Daniel Pimentel Tavares.

O engenheiro é um dos profissionais capixabas que representou o Crea-ES no maior evento da área tecnológica do país e da América Latina. A 79ª SOEA reuniu mais de 5 mil profissionais imersos numa profunda jornada de atualização e aperfeiçoamento profissional e de debates sobre o futuro das áreas das engenharias, agronomia e geociências.

Daniel Tavares orientou os participantes sobre a legislação que rege a atividade e os procedimentos necessários para compreender e atender os trâmites da Agência Nacional de Mineração, autarquia da União responsável por reger os aspectos legais do Ministério de Minas e Energia. O engenheiro de minas tratou de questões ligadas ao licenciamento ambiental vinculado à área de mineração. “Apresentamos informações sobre os trâmites que o profissional precisa conhecer para se inserir no segmento da mineração, seja ele consultor, acadêmico, do meio público ou privado”, explicou.

O palestrante argumentou, também, sobre exploração, pesquisa mineral e a importância da mineração para o desenvolvimento sustentável. “Todo esse conteúdo está interligado. Se o profissional possui essas informações, ele consegue direcionar melhor a tomada de decisões, impedir muitos erros, evitar prejuízos e melhorar a mineração, levando práticas mais sustentáveis a essa atividade”, ponderou.

O Espírito Santo participou da 79ª Soea com uma comitiva composta por 455 membros, a maior delegação da sua história. Confea, Mútua, entidades de classe, instituições de ensino, Governo do Estado, empresas públicas e privadas apoiaram e viabilizaram a participação expressiva dos profissionais do Crea-ES, que atuaram de forma ativa e com protagonismo. “Foi muito gratificante poder representar o Crea-ES em um painel sobre a Mineração em nível nacional e poder levar de forma objetiva um assunto tão específico, mas muito importante para a sociedade”, avaliou Tavares.