Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-reforca-orientacao-tecnica-e-legal-sobre-instalacao-de-carregadores-de-veiculos-eletricos/>.
Acesso em 08/07/2025 às 18h41.

Crea-ES reforça orientação técnica e legal sobre instalação de carregadores de veículos elétricos

7 de julho de 2025, às 11h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) divulgou nesta sexta-feira (4/7) orientação oficial sobre a atuação técnica e legal nas instalações de carregadores de veículos elétricos. O objetivo é esclarecer à sociedade a importância da contratação de profissionais habilitados e registrados para a execução desses serviços no sentido de garantir segurança e conformidade com as normas técnicas.

A recomendação parte da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho e destaca que esse tipo de serviço deve ser executado exclusivamente por engenheiros e empresas com registro no Crea-ES. Os engenheiros eletricistas são os responsáveis por analisar previamente a carga elétrica dos edifícios, instalar medidores de qualidade de energia e projetar soluções seguras e eficientes, conforme as normas NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e NBR 17019 (Infraestrutura para carregadores de veículos elétricos).

Segundo o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, o papel do Conselho é de orientação, fiscalização e valorização da atividade profissional. “O avanço da eletromobilidade urbana é irreversível. Por isso, é essencial que as instalações para carregamento de veículos elétricos sigam critérios técnicos rigorosos e sejam conduzidas por profissionais legalmente habilitados, que assumam a devida responsabilidade técnica por meio da ART”, reforça.

O Conselho também lembra que quaisquer estudos, projetos, laudos ou execuções de instalações devem estar acompanhados da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que formaliza a responsabilidade do profissional pela atividade desempenhada.

Com essa iniciativa, o Crea-ES reafirma seu compromisso com a segurança da sociedade, a valorização da engenharia e o avanço sustentável das tecnologias no Espírito Santo.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *