Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-sedia-o-1o-congresso-brasileiro-da-modalidade-eletrica/>.
Acesso em 16/10/2025 às 07h11.

Crea-ES sedia o 1º Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica

14 de agosto de 2025, às 16h42 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nos dias 11 e 12 de agosto de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Vitória, foi palco do 1º Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica (CBME). Promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE Nacional), o evento reuniu especialistas, profissionais e acadêmicos de todo o país com o tema “Conectando Oportunidades de Negócios para Empresas e Profissionais”.

Com apoio do Confea, Mútua, Abees Regionais, Creas Regionais e CDEN, o congresso teve como foco o intercâmbio de conhecimentos, a discussão de soluções inovadoras e sustentáveis e a promoção de novas oportunidades de negócios na Engenharia Elétrica. A programação incluiu 22 painéis temáticos e 50 palestras, além de minicursos, workshops, visitas técnicas e exposições de soluções tecnológicas, como veículos elétricos e inovações no setor energético.

Participação e estrutura

As atividades foram distribuídas em quatro espaços do Crea-ES, que recebeu aproximadamente 410 profissionais durante os dois dias de evento. Também foram promovidas cinco ações externas em instituições de ensino, totalizando 420 estudantes e professores participantes. Nessas ações, foram abordados temas como transição energética, cidades inteligentes, geração distribuída e o papel do Sistema Confea/Crea/Mútua no futuro da profissão.

Além disso, dois minicursos foram oferecidos, reunindo 90 profissionais interessados em aprofundar conhecimentos práticos em áreas emergentes da modalidade elétrica.

Autoridades e destaque institucional

O evento contou com a presença de autoridades do Sistema Confea/Crea, incluindo o vice-presidente do Confea, engenheiro Florestal Nielsen Christianni Gomes da Silva; o presidente da Mútua Nacional, engenheiro civil Joel Krüger; e presidentes de diversos CREAs. Um dos momentos marcantes foi o painel com ex-presidentes do Confea, que compartilharam experiências e discutiram os rumos do Sistema.

Entre outras participações de destaque estiveram a engenheira Bianca Maria Matos, diretora do Ministério de Minas e Energia, que abordou a transformação do setor elétrico; Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, que falou sobre os desafios regulatórios e a sustentabilidade energética; e Davison Gonzaga da Silva, assessor da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, que falou sobre as “Perspectivas Regulatórias e Oportunidades de Negócio em Infraestrutura Crítica e Conectividade”.*

Homenagem Honrosa ao presidente do Crea-ES

Durante o 1º Encontro Brasileiro da Modalidade Elétrica o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva foi homenageado pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE Nacional) pelo apoio institucional e pela contribuição decisiva para a realização do evento: “Seu compromisso com a Engenharia fortalece um setor mais ético, inovador e sustentável”, trazia os dizeres da placa de condecoração.

O evento recebeu o patrocínio do Confea e da Mútua Nacional e foi organizado pela equipe da ABEE Nacional, representada pelo diretor executivo Raimundo Fernandes, o presidente Ricardo Nascimento e o diretor Igor Braga, com apoio essencial do presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva. “Desde o início, o presidente Jorge Silva abraçou o projeto e ofereceu todo o suporte necessário. A estrutura do Crea-ES foi fundamental para o êxito do evento”, destacou Raimundo.

“O sucesso do CBME reafirma o papel do Crea-ES como espaço de diálogo, inovação e integração entre profissionais, empresas e instituições de ensino. Abrir as portas do Conselho para eventos como esse é uma forma de fortalecer a engenharia elétrica e contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do nosso país”, destacou Jorge Silva.

Também foi registrado o apoio da Mútua do Espírito Santo, por meio de sua diretoria, que também disponibilizou a estrutura física da instituição para o encontro.

Próxima edição

Durante o encerramento, foi anunciada a próxima edição do Congresso: o 2º Congresso Brasileiro da Modalidade Elétrica será realizado em Brasília, em 2026, sob organização do ABEE Nacional e total apoio do Crea-DF.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *