Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/manifestacoes-patologicas-das-construcoes-diagnosticos-e-tratamentos/>.
Acesso em 30/04/2024 às 03h46.

Manifestações Patológicas das Construções: Diagnósticos e Tratamentos

Pós-graduação

Ipog Vitória

Crea-ES

29 de julho de 2022 – data de início
29 de julho de 2023 – previsão de término

Sexta-feira, das 08h às 23h
Sábado, das 8h às 19h
Domingo, das 8h às 13h

Carga horária

Sede Ipog Vitória – Hotel Comfort Suítes – Praia do Canto, Vitória/ES

Objetivo
• A ênfase será dada aos problemas patológicos que poderão acontecer nos diversos tipos e etapas das edificações;
• Envolve várias áreas dentro da engenharia: edifícios residenciais (fundações, estruturas, vedações, revestimentos, instalações, impermeabilizações etc.), comerciais, industriais, públicas e outras;
• O profissional sairá habilitado a realizar, com segurança, as perícias judiciais das edificações, podendo atuar como perito ou assistente;
• O profissional sairá habilitado a realizar, com segurança, as vistorias de acordo com as normas técnicas e com as exigências do IBAPE e elaborar os respectivos laudos técnicos;
• Os professores são renomados e com notória experiência de mercado e de docência.

Engenheiros e Arquitetos.

Conteúdo programático
1) Introdução à Patologia das Construções
2) Laudos, Vistorias e Perícia Judicial
3) Patologia das Fundações
4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
5) Patologia das Estruturas de Concreto Armado
6) Patologia das Vedações, dos Revestimentos e dos Pisos Argamassados e Cerâmicos Residenciais e Industriais
7) Patologia das Instalações Elétricas, Hidrossanitárias e Combate a Incêndio
8) Umidade nas Edificações e Impermeabilizações
9) Ensaios para Diagnósticos
10) Patologia das Estruturas Pré-Moldadas, Protendidas, Metálicas e de Madeiras
11) Patologia em Taludes, Muros de Contenções, Túneis e Barragens
12) Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Armado

Coordenador do curso
Ana Paula Abi-Faiçal Castanheira
Possui doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Politécnica de Cataluña (2010), Mestrado em Estruturas e Construção Civil com ênfase em Patologia das Estruturas pela Universidade de Brasília (1997), Especialização em Estruturas pela Uni- versidade Federal de Goiás (1993) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (1992). Atua na área da Patologia das Estruturas e das Construções como Perita e é Sócia majoritária daempresa Diagnóstico, Treinamentos e Consultoria Ltda. Está envolvida com a área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando, principal- mente, nos seguintes temas: tratamento de água com membranas de nanofiltração e ultrafiltração, carvões ativados em pó e em grão e tratamento convencional, vi- sando a eliminação de microcontaminantes para a potabilização da água. Utilizou a cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC/MS/MS) para quantificar dois disruptores endócrinos na água: estrona e nonilfenol. Atualmente, também coordena cursos de Pós-graduação e ministra cursos de Graduação e Pós-graduação para o Ipog.

Matrícula R$ 450,00
18 X de R$ 800,00

Política de descontos
Até R$ 150,00 por parcela no plano padrão do curso para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade