Disponível em <https://portal.creaes.org.br/see-realiza-solenidade-em-comemoracao-aos-seus-72-anos/>.
Acesso em 28/04/2024 às 11h29.

SEE realiza solenidade em comemoração aos seus 72 anos

26 de setembro de 2022, às 11h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última sexta-feira (23/9) a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) realizou, com apoio e patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), uma solenidade em comemoração aos seus 72 anos. O evento, que contou com a presença de autoridades regionais e nacionais, foi marcado por palestras e homenagens que enfatizaram a importância da entidade precursora do Sistema Confea/Crea e Mútua para a engenharia capixaba e brasileira.

A programação contou com as palestras do engenheiro civil José Tadeu da Silva, presidente do Confea no exercício 2012-2017, e do engenheiro civil Paulo Vilela Dias, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC). O presidente da SEE, engenheiro civil José Maria Cola dos Santos, e o diretor executivo da entidade, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fernando Fiorotti Mathias, também puderam discorrer sobre a história da entidade aos presentes.

Um dos homenageados da noite foi o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, que, devido à compromisso no Colégio de Presidente do Sistema em Aracajú, foi representado por José Maria Cola. No certificado de Honra ao Mérito nominal ao homenageado, destaca-se o “reconhecimento ao seu desempenho, participação e honrosa contribuição à SEE e seus associados, apoiando significativamente o desenvolvimento da engenharia no estado do Espírito Santo”.

Sobre a SEE

Há 72 anos, no dia 25 de setembro, surgia a mais antiga entidade da engenharia no Espírito Santo: a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). A entidade, fundada em 1950, foi precursora em seu registro no Sistema Confea/Crea e Mútua e participou de importantes momentos da engenharia e da agronomia no estado.

Um ano após sua fundação, o Governador do Estado, Jones dos Santos Neves, assinou uma lei criando a Escola Politécnica do Espírito Santo, atual Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A SEE também participou do início da Escola Técnica Federal, conhecido hoje como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O Crea-ES possui uma relação histórica com a SEE, que é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como proposta unir os engenheiros do estado de todas as modalidades. Uma entidade que zela e luta pelos interesses dos engenheiros e engenheiros agrônomos.

Conheça mais sobre a SEE em see.org.br