Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/masp-metodologia-para-analise-e-solucao-de-problemas/>.
Acesso em 30/04/2024 às 16h09.

MASP – Metodologia para Análise e Solução de Problemas

Curso on-line

Ipog

Crea-ES

24, 27, 31 de outubro e 3 de novembro de 2022 (duas segundas e duas quintas)

Carga horária

On-line ao vivo

Objetivo
O participante deste treinamento, dentro da lógica do PDCA, vai adquirir competências para utilizar os Diagramas de Pareto e de Ishikawa, elaborar Fluxogramas de Processo, montar Checklists, usar as Matrizes SETFI, GUT e RACI, construir Histogramas e fazer Análise de Capacidade, além de elaborar planos de ação com usodo 5W2H para solução de problemas e busca de oportunidades.

Público-alvo
Trata-se de um curso capaz de abarcar profissionais de áreas diversas, tendo uma abrangência multidisciplinar tais como Engenharia de Produção, Engenharia Química, Química, Química Industrial, Biólogos, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Qualidade, Farmácia, Administração de Empresas e outras áreas afins, mas acima de tudo, os que atuam no segmento industrial ou desejam atuar, seja em áreas produtivas, logísticas, de programação e controle, de gestão da qualidade ou de controle de estoques e expedição de produtos.

Conteúdo programático
1) Módulo I (5 horas)
• Rotas para análise e solução de problemas
• Introdução aos princípios básicos da qualidade
• Otimização de processos e busca de oportunidades
• Princípios do TQM – Gerenciamento da Qualidade Total
• MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
• PDCA como ferramenta central para melhoria contínua e SDCA para gerenciamento da rotina

2) Módulo II (5 horas)
• Ferramentas da qualidade
Vídeo sobre mudanças de paradigmas
• Fluxograma como ferramenta de mapeamento de processos
Exercício sobre montagem de fluxograma
Cálculo do potencial de otimização em gargalos de processo
• Diagrama de Ishikawa e técnica dos 5 Porquês
• 6 Ms: Mão de obra – Meio Ambiente – Método – Matéria Prima – Máquina – Medição
• Montagem de Plano de Ação através do 5W2H: O que, como, por que, onde, quando, quem e quanto custa
• Determinação de ações prioritárias usando matriz SETFI – Segurança, Emergência, Tendência, Facilidade e Investimento

3) Módulo III (5 horas)
• Checklist como forma de gerenciar rotinas e identificar pontos-chave de controle de gestão, táticos ou operacionais
• Diagrama de Pareto como forma de priorizar ações
• Histogramas e características de processos com distribuição normal e aleatória

4) Módulo IV (5 horas)
• Análise de capabilidade para determinar se um processo é capaz de atender as especificações dos produtos
• Brainstorming como alavanca de melhoria contínua
• Análise e tratativa de não conformidade
• Conceitos de correção, ação corretiva e ação preventiva
• Matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência
Exercício sobre o tratamento de não conformidade com priorização usando matriz GUT x risco
• Benchmarking de produto e funcional, interno e externo
• Gráfico de radar ou teia de aranha
Exercício sobre Benchmarking com uso de gráfico teia de aranha
• Dicas práticas de comportamento proativo
• CCQ – Círculos de Controle de Qualidade como fomentador de melhorias
• Abordagem final sobre perfil profissional para análise e solução de problemas

Instrutor
M.Sc Marco Túlio Bertolino
É um profissional com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Processos, Qualidade, Food Safety e Gestão Ambiental, com know-how adquirido na gestão de operações industriais, TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001. Químico e M.Sc. em Engenharia Ambiental pela FURB (Universidade Regional de Blumenau), Lead Auditorem Gestão da Qualidade (ISO 9001) e em Segurança dos Alimentos (FSSC 22000) com formação reconhecida pelo IRCA (International Register of Certificated Auditors) e possui treinamento em HACCP acreditado pelo International HACCP Alliance. Professor e Coordenador de Pós-graduação lato sensu em formato MBA, consultor de empresas, escritor de livros técnicos e de gestão, palestrante e colunista no blog Food Safety Brazil.

Política de descontos
10% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Material didático e certificado digital (PDF)

Inscrição e mais informações
Pedro Maia