Disponível em <https://portal.creaes.org.br/semana-da-engenharia-atividades-desta-quinta-feira-8-12-apontarao-solucoes-para-a-minimizacao-de-riscos-geologicos-no-estado/>.
Acesso em 23/11/2024 às 20h50.

SEMANA DA ENGENHARIA: atividades desta quinta-feira (8/12) apontarão soluções para a minimização de riscos geológicos no estado

8 de dezembro de 2022, às 12h03 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O quarto dia de trabalho da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo começou nesta quinta-feira (8/12) com a palestra As Cartas de Riscos Geológicos no Estado do Espírito Santo, conduzida pelo conselheiro do Crea-ES Engenheiro Geólogo Éder Carlos Moreira.

Na parte da manhã, oficinas para analisar as cartas de riscos geológicos nos municípios capixabas também serão realizadas por membros da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas do Sistema Confea/Crea, que estão reunidos em Vitória esta semana.

Ainda dentro do eixo central Minimizando os Riscos Geológicos no Estado do Espírito Santo, na tarde desta quinta-feira (8/12), a Geóloga Cristiane Tinoco, da Defesa Civil Estadual, traçará um Panorama das Áreas de Riscos Geológicos no Estado do Espírito. A palestra será seguida por novas oficinas sobre o tema, que continua em foco na sexta-feira (9/12), com as análises do Geólogo Ronaldo Malheiros sobre a Situação de Secretarias e Órgãos Gestores de Riscos Geológicos no Brasil.

O presidente do Crea-ES e idealizador da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo, Engenheiro Jorge Silva, disse que o Crea-ES vem atuando de forma bastante assertiva na questão de prevenção de desastres quanto aos riscos geológicos, seja quando acionado pelas prefeituras, pelo Ministério Público ou pela imprensa. “Nesse encontro iremos, junto com a Defesa Civil Estadual, as secretarias municipais de Defesa Civil, de Obras e Turismo, encontrar soluções para os problemas apresentados pelos municípios. Esse é um trabalho inovador que o Conselho está fazendo junto a esses órgãos”, explicou Jorge Silva.

O conselheiro do Crea-ES, Engenheiro Geólogo Éder Carlos Moreira, disse que a expectativa para esses dois dias dedicados ao tema é de troca de informações e conhecimentos entre a comunidade científica, geólogos, engenheiros geólogos e engenheiros de minas e as equipes de profissionais e gestores das prefeituras, em especial a Defesa Civil e as secretarias de obras e turismo. “Nossa meta é gerar um documento para orientar os municípios com relação à prevenção de desastres quanto a riscos geológicos”, informou.

A 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo é uma realização do Crea-ES com apoio e patrocínio do Confea.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *