Disponível em <https://portal.creaes.org.br/11a-semana-da-engenharia-agronomia-e-geociencias-promove-trocas-de-experiencias-empreendedoras/>.
Acesso em 23/11/2024 às 21h59.

11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências promove trocas de experiências empreendedoras

9 de dezembro de 2022, às 10h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espirito Santo cumpriu o quarto dia de atividades nesta quinta-feira (8/12) com uma temática direcionada aos profissionais empreendedores da área tecnológica.

Orientados pelo eixo central “A engenharia, agronomia e geociências capixabas: profissionais e negócios que inspiram”, os palestrantes idealizaram panoramas tecnológicos, científicos e de inovação para o passado e o futuro do Espírito Santo, tendo como foco a produção estadual empreendedora e de conhecimento.

Com um extenso currículo acadêmico, especialização em políticas públicas e atuação importante em setores governamentais, o professor e doutor em Geografia Pablo Lira traçou um panorama histórico e econômico do Brasil e do Espírito Santo e, sob os pontos de vista social e tecnológico, deixou análises otimistas para o estado.

Exemplo capixaba na prática do empreendedorismo, o engenheiro Vinicius Santos Terra trouxe o tema “O empreendedorismo no mercado de carbono neutro”. Numa abordagem própria, contou sobre sua trajetória profissional, desde a entrada na faculdade, sua passagem pelo Crea Júnior e o caminho no empreendedorismo, com o estabelecimento de sua atual empresa, que oferece o serviço de neutralização de carbono, uma iniciativa empresarial baseada nas chamadas moedas verdes, de créditos de carbono, que são capazes de transformar compromisso ambiental em vantagem competitiva.

Já o engenheiro Welber Lozer Sant’Ana apresentou uma visão mais técnica sobre o meio-ambiente dos negócios. “Modelo de negócios rentáveis e sustentáveis” foi seu tema central, abordando aspectos técnicos, econômicos e empíricos para o êxito de uma empresa.

“Da academia aos negócios”, foi o assunto levantado pela química, professora, engenheira e empresária Flora Gomes Machado. Respaldada em sua experiência profissional, a palestrante discorreu sobre as semelhanças e diferenças entre a carreira acadêmica e o empreendedorismo. Com tom leve e informal, Flora explicou como cada área impactou sua vida e determinou a trajetória até o ramo empresarial de cosméticos.

A última exposição do quarto dia da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espirito Santo tratou das “Oportunidades de empreendedorismo na Engenharia Elétrica: destaque para o setor fotovoltaico”, apresentadas pelo engenheiro Guido Agrizzi. O profissional salientou o papel das fontes renováveis para o mercado energético, bem como os desafios e oportunidades para as empresas e empreendedores.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *