Disponível em <https://portal.creaes.org.br/penultimo-dia-da-semana-da-engenharia-agronomia-e-geociencias-e-enriquecido-com-informacoes-sobre-tecnologias-e-inovacoes-para-a-rotina-dos-profissionais/>.
Acesso em 24/11/2024 às 00h10.

Penúltimo dia da Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências é enriquecido com informações sobre tecnologias e inovações para a rotina dos profissionais

12 de dezembro de 2022, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Tecnologias e inovações que contribuem para a rotina profissional foram debatidas na tarde desta sexta-feira (9/12), penúltimo dia da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo.

O primeiro assunto de pauta do painel foi a Engenharia e Segurança na Movimentação de Carga, administrado pelo especialista em gerenciamento de projetos Engenheiro Wildson de Jesus, uma referência nacional em movimentação de cargas que trouxe aos participantes um pouco das boas práticas e experiências vividas por ele no segmento.

Um outro tema debatido dentro do eixo que propôs a apresentação de inovações que contribuem para a rotina profissional tratou dos Desafios da Transformação Digital na Indústria da Construção. A utilização de novas tecnologias tornou-se prioridade para manter a relevância no mercado, no sentido de garantir a excelência operacional, gerenciar riscos de maneira mais eficaz, concluir projetos dentro do prazo e do orçamento, além de melhorar a segurança dentro do canteiro de obra. Para introduzir o tema aos profissionais, o Engenheiro Civil Bruno Lacerda, líder de planejamento da Fortes Engenharia, retratou informações sobre tecnologias estratégicas relacionadas à área.

Engenharia, ESG e Otimização foram conteúdos abordados pelo Tecnólogo Felipe Tesch. O destaque da palestra ficou por conta da importância das boas práticas de governança corporativa, como também, práticas ambientais e sociais para gerar oportunidade competitiva no mercado. Originado do inglês, o conceito ESG refere-se ao meio ambiente, questões sociais e de governança (environment, social and governance). São indicadores que as empresas adotam para mensurar o impacto e influência dessas áreas em suas operações.

O cooperativismo e a Inovação como Alavanca para Novas Tecnologias no Agro foi o tema da Engenheira Agrônoma e apresentadora do programa Agro Business Stefany Sampaio, que trouxe as principais tendências do agronegócio no Espírito Santo. Stefany Sampaio, que é produtora de conteúdo sobre agronegócio e pesquisadora acadêmica nas áreas de gestão, agronegócio, irrigação e cacauicultura, apontou as inovações no setor, com ênfase nos produtores rurais do estado.

O penúltimo eixo da programação da 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo encerrou-se com a palestra do diretor presidente da Mútua Nacional Engenheiro Francisco Almeida, que explanou sobre a Importância Social da Mútua dentro do Sistema Confea/Crea com o objetivo de promover a aproximação da instituição junto aos profissionais registrados nos Creas. A Mútua é uma caixa de assistência que oferece inúmeros benefícios aos seus associados, como empréstimos, previdência privada, seguros e planos de saúde. Entre os propósitos de seu papel social se enquadram políticas de reinserção profissional e de qualificação.

A 11ª Semana da Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo, considerada o maior evento da área tecnológica do estado, começou segunda-feira (5/12) e prossegue até sábado (10/12) reunindo palestrantes renomados, lideranças e representações do Sistema Confea/Crea e Mútua em nível estadual e nacional e centenas de profissionais e estudantes dos quatro cantos do país.

O evento, uma realização do Crea-ES com apoio e patrocínio do Confea, acontece na sede do Conselho e na faculdade Estácio de Sá, em Vitória (ES). Na programação da Semana, dez eixos centrais com abordagens de temas importantes para profissionais e estudantes, além de espaços como estandes de instituições de ensino e startups.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *