Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-instala-nesta-quinta-22-12-comite-emergencial-de-apoio-tecnico-e-operacional-frente-ao-cenario-das-fortes-chuvas-no-estado/>.
Acesso em 29/04/2024 às 21h05.

Crea-ES instala Comitê Emergencial de Apoio Técnico e Operacional frente ao cenário das fortes chuvas no estado

22 de dezembro de 2022, às 12h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) instalou nessa quinta-feira (22/12), durante Plenária Solene do Conselho, o Comitê Emergencial de Apoio Técnico e Operacional frente ao cenário das fortes chuvas no Espírito Santo. O Comitê foi criado por meio da Portaria Nº 86/2022, assinada pelo presidente da instituição Engenheiro Jorge Silva, em face da tendência de agravamento dos riscos adversos causados pelo alto volume de chuvas que atingem o estado no mês de dezembro e que deverá se prolongar ainda por vários dias.

O objetivo é contribuir, por meio do corpo técnico de especialistas Conselho, no auxílio às prefeituras e ao estado nas tomadas de decisões emergenciais diante das previsões de acumulados significativos de chuva previstos para todas as regiões capixabas ainda este mês. O Comitê também será responsável por vistorias técnicas e fiscais nos locais de risco; pela verificação de registros fiscais, como projetos e anotações de responsabilidade técnica (ARTs); análise da participação de profissionais ou empresas legalmente habilitados na execução de obras e serviços; e pelo desempenho das atividades dentro das normas e da legislação vigente. Todas as evidências encontradas pelas equipes que atuarão nessa missão coletiva serão descritas em relatórios técnicos.

Profissionais de uma cadeia multidisciplinar de engenheiros, geocientistas, engenheiros agrônomos, fiscais, inspetores, conselheiros e assessores técnicos da presidência reunirão esforços e trabalharão de forma voluntária na confecção de inventários de situação, relatórios, monitoramento e tudo o que for necessário para salvar vidas e amenizar os efeitos das intempéries.

“Nossas inspetorias atuarão com voluntários treinados pelo Corpo de Bombeiros e pelas Defesas Civis municipais, estadual e nacional. Numa ação conjunta e multidisciplinar, que envolve, inclusive, parceria e trabalho em conjunto com o Idaf e com a Agerh, equipes serão deslocadas para as regiões mais afetadas pelas chuvas e com maior risco geológico e de rompimento de barragens”, explicou o presidente do Crea-ES Engenheiro Jorge Silva.

Diante das grandes chances de ocorrer alagamentos, transbordamento de rios e córregos, deslizamento de terras, rompimentos de barreiras, colocando em risco a vida de pessoas e animais, além de danos em propriedades e na vegetação, os especialistas do Crea-ES estarão disponíveis oferecendo apoio técnico, orientativo, educativo e preventivo à população das regiões atingidas.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *