Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-vistoria-estruturas-dos-eventos-de-ano-novo-nesta-semana/>.
Acesso em 30/04/2024 às 03h00.

Crea-ES vistoria estruturas dos eventos de ano novo nesta semana

Ações iniciaram na quarta-feira (28/12) e seguem até sexta-feira (30/12)

29 de dezembro de 2022, às 10h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ações iniciaram na quarta-feira (28/12) e seguem até sexta-feira (30/12)

Uma equipe multidisciplinar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) está nesta semana realizando vistorias técnica e fiscal nas estruturas que serão utilizadas nos eventos da virada do ano em todo o Espírito Santo. As ações começaram nessa quarta-feira (28/12) no município de Guarapari e seguem até sexta-feira (30/12) passando pelas cidades de Anchieta, Piúma, Itaipava, Marataízes, Domingos Martins, Vila Velha, Vitória, Serra, Aracruz, Cariacica e outras cidades que receberão eventos no sábado (31).

Durante as inspeções, os engenheiros e fiscais do Conselho examinam as estruturas de palco, sistemas elétricos, equipamentos de suporte, balsas utilizadas para os shows pirotécnicos e demais armações que serão empregadas durante os eventos de ano novo. A ação também visa verificar se os empreendimentos e instalações estão sendo realizadas por empresas devidamente habilitadas e registradas no Crea-ES.

“Até o momento pudemos constatar alguns pontos e realizamos orientações às prefeituras responsáveis pelos eventos. Pudemos observar a necessidade de implementação de fixação nos suportes de sustentações de estruturas metálicas, a necessidade de isolamento e aterramento das conexões e instalações elétricas de forma correta, e a implementação de barreiras físicas para melhorar a segurança de acesso do público. Todos esses levantamentos foram tratados junto aos responsáveis para a devida correção.”, afirmou o Gerente de Relacionamento Institucional, engenheiro Giuliano Battisti.

A ação acontece inicialmente de forma orientativa às prefeituras e empresas organizadoras. “Estamos verificando a existência de responsáveis técnicos e se esses estão habilitados. Fazemos o levantamento e pontuamos as necessidades de melhorias paras garantir a segurança do público que participará dos eventos.”, explicou o Gerente Adjunto de Fiscalização do Conselho, Fernando Barros.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, que deliberou e coordena os trabalhos, afirmou que o Conselho acompanhará a montagem e a desmontagem dos eventos. “Nós como autarquia federal responsável pelos empreendimentos que envolvem a engenharia, vamos acompanhar o início e o fim dos trabalhos para garantir a existência de profissionais habilitados na execução das atividades e, assim, zelar pela segurança dos participantes do evento e dos trabalhadores envolvidos na produção.”, afirmou.