Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-inaugura-reunioes-do-colegio-de-entidades-nacionais-fora-de-brasilia/>.
Acesso em 22/11/2024 às 19h10.

Crea-ES inaugura reuniões do Colégio de Entidades Nacionais fora de Brasília

Em aproximadamente 10 anos, é a primeira vez que o CDEN se reúne em um regional

17 de maio de 2023, às 18h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em aproximadamente 10 anos, é a primeira vez que o CDEN se reúne em um regional

 

O Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) se reuniu, entre os dias 15 e 17 de maio de 2023, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Vitória (ES). É a primeira vez, em aproximadamente 10 anos, que o Colégio se reúne fora de Brasília, em uma regional do Sistema Confea/Crea.

A 2ª Reunião Ordinária do CDEN contou com a presença do coordenador do CDEN, eng. agr. Kleber dos Santos; do coordenador adjunto, eng. mec. Waldimir Teles; dos conselheiros federais do Confea, eng. civil Daltro Pereira, eng. eletric. Genilson Pavão Almeida e eng. mec. Lucas Carneiro; do Diretor administrativo da Mútua-ES, eng. agr. Douglas Muniz Lyra; além dos representantes das 23 Entidades Nacionais e também das Entidades Precursoras.

Para o coordenador do Colégio, engenheiro Kleber dos Santos, o encontro é um marco para a aproximação do Sistema. “Essa é a primeira reunião depois de muito tempo em um regional, porque as reuniões sempre foram em Brasília. Isso é importante para termos também mais contato com as entidades do estado, com outros Creas e conhecer realidades diferentes mais de perto, né? Então, essa agenda aqui tem esse diferencial”, afirmou o coordenador.

Resultados

Ainda segundo o coordenador do CDEN, esta reunião teve marcos importantes para o Colégio, como a aprovação de propostas de políticas públicas. “Durante o encontro de líderes, que aconteceu em fevereiro deste ano, foi colocado um desafio para que o CDEN apresente propostas de políticas públicas. Essa é uma forma de tirar o Colégio da bolha do Sistema Confea/Crea e Mútua e trabalhar mais para a sociedade brasileira. Então, nós topamos esse desafio e essa reunião é marcante também por isso, porque nós aprovamos 4 propostas de políticas públicas e pretendemos discutir muitas outras propostas” explicou Kleber dos Santos.

Foram aprovadas propostas sobre a política de licenciamento ambiental, sobre a política nacional de mineração, sobre a questão da defesa civil em relação às calamidades públicas e a necessidade de profissionais habilitados para o atendimento dessas situações e sobre políticas de contribuição para a agricultura do País.

“Um dos grandes diferenciais dessa reunião é que o CDEN, depois de um processo de debates, amadureceu e aprovou 4 propostas de políticas públicas, que é um meio de disponibilizar expertise dos representantes do CDEN para o interesse público. Estamos discutindo muito também a inserção internacional, ou seja, a participação das entidades junto aos fóruns internacionais, inclusive junto à ONU. Tivemos também uma discussão bem dinâmica sobre a implementação da nova resolução da ART, a resolução 1137/2023”, celebrou o coordenador da reunião.

Em sua fala, na abertura do encontro, o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, reforçou a importância das entidades de Classe para o Sistema Confea/Crea: “É uma honra muito grande poder recebê-los no nosso estado do Espírito Santo! O nosso Sistema é focado no crescimento e no desenvolvimento sustentável. Mas nós só teremos esse desenvolvimento dos municípios e dos estados, a nível profissional e social, se fortalecermos as nossas entidades de classe. As entidades de classe são os pilares do desenvolvimento desse país e a base do Sistema Confea/Crea!”.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *