Disponível em <https://portal.creaes.org.br/nota-de-pesar-eng-alysson-paolinelli/>.
Acesso em 23/11/2024 às 12h57.

Nota de pesar – Eng. Alysson Paolinelli

29 de junho de 2023, às 17h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

É com imenso pesar que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) comunica o falecimento do professor, engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Eng. Agrônomo Alysson Paolinelli.

Paolinelli deixou seu nome registrado na história no setor agrícola brasileiro, desenvolvendo ações marcantes como profissional e pesquisador da área agronômica. Referência no segmento em que atuou durante toda a sua vida, o mineiro, de Bambuí, contribuiu para estimular a aplicação de políticas públicas para o segmento, estruturando, inclusive, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1972.

Um vibrante instigador da ciência, além de sua atuação política, foi reverenciado internacionalmente em 2006, recebendo o Prêmio Mundial de Alimentação (World Food Prize), com um estudo abordando o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. O prêmio é um reconhecimento ao engenheiro agrônomo por contribuir com o avanço do desenvolvimento humano em aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo.

Alysson Paolinelli também foi embaixador da Boa Vontade pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro, integrando iniciativas dedicadas a uma nova revolução científico-tecnológica a favor das pessoas, em harmonia com o meio ambiente e em benefício da paz mundial. O engenheiro agrônomo também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021.

Neste momento de profunda tristeza, o Conselho se solidariza com a família, amigos e toda a comunidade agronômica brasileira pelo passamento de Alysson Paolinelli, que é ícone e inspiração para todos nós.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *