Disponível em <https://portal.creaes.org.br/2023-consolidou-atuacao-do-crea-es-em-favor-dos-profissionais-e-em-defesa-da-sociedade/>.
Acesso em 22/11/2024 às 23h48.

2023 consolidou atuação do Crea-ES em favor dos profissionais e em defesa da sociedade

30 de dezembro de 2023, às 20h35 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Romper as barreiras institucionais e ultrapassar a atribuição legal de registrar, orientar e fiscalizar o exercício profissional nas atividades que envolvem a área tecnológica sempre se estabeleceu como um desafio para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Em 2023, o Conselho solidificou sua atuação junto aos profissionais, empresas, entidades de classe, instituições de ensino, órgãos públicos e privados e a sociedade. Ganhou visibilidade e credibilidade junto à imprensa e à população por meio de ações e vistorias técnicas e fiscais. O desempenho do Crea-ES no período o tornou uma das instituições de maior credibilidade no estado.

“Quando o Crea-ES trabalha para coibir o exercício ilegal da profissão, cria oportunidades de mercado, estimula demandas para profissionais qualificados, registrados e regulares com o Conselho e promove a defesa da sociedade”, disse o presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva. O desempenho do Conselho também gerou confiança e o respeito da sociedade. “A partir da nossa intervenção em ocorrências envolvendo a engenharia, contribuímos para evitar acidentes e tragédias, tanto sociais como naturais. Isso nos colocou como referência para a sociedade capixaba”, disse.

Fiscalização Ativa

Os números alcançados pela Unidade de Fiscalização refletem esse resultado. Além do planejamento e da fiscalização de rotina, os mutirões, as vistorias fiscais e técnicas e a adoção de estratégias pontuais garantiram a eficiência das ações que contaram com o reforço de equipes multidisciplinares e de um corpo técnico de especialistas compostos por profissionais, inspetores e conselheiros. As atividades envolveram inspeções, levantamentos técnicos e documentais, vistorias, inventários de situação, atendimentos emergenciais, análise de denúncias, verificação do registro de empresas e profissionais e relatórios técnicos.

Só em 2023, as equipes realizaram 5.689 abordagens e emitiram 7.052 autos de infração por exercício ilegal da profissão. Houve um aumento de aproximadamente 66% na quantidade de diligências realizadas em relação ao exercício anterior. Do total de autos de infração emitidos no ano, destacou-se o crescimento de autuações para empresas. Foram 2.231 empresas autuadas por exercerem atividades da área tecnológica sem registro no Crea-ES. Este foi o maior índice medido nos últimos seis anos.

Impactado pelo rigor da fiscalização, o Conselho também contabilizou o registro de 134.729 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e apurou um expressivo crescimento no número de registros de empresas com atividades de engenharia, agronomia e geociências, que saltou de 855, em 2022, para 1.109 registros, em 2023. A população também fez a sua parte denunciando. As equipes da Unidade apuraram 603 denúncias de obras e serviços irregulares no estado.

Recorde de Profissionais Capacitados

Em 2023, o Conselho intensificou ações que visam aprimorar a qualificação dos profissionais, registrando número recorde de realização, patrocínio ou apoio a cursos e eventos. Foram 505 oportunidades de atualização profissional, sendo que, desse total, 72% foram oferecidas de forma gratuita. A instituição diversificou ainda as regiões, promovendo eventos dentro e fora da Grande Vitória, possibilitando, também, a participação no formato presencial e on-line.

Nesse mesmo período, o Crea-ES emitiu 12.490 certificados de participação. Esse é o maior número registrado de profissionais capacitados pelo Conselho num período de um ano. Centenas de bolsas de estudo parciais e integrais, de 50% a 100% de desconto, também foram ofertadas aos profissionais em 2023. As concessões foram possíveis graças a parcerias estabelecidas com diversas instituições de ensino de graduação, pós-graduação, cursos de curta duração e cursos de desenvolvimento pessoal.

Ganharam destaque nas atividades de capacitação e qualificação realizadas pelo Crea-ES em 2023 os Cursos de Verão, Treinamentos de drones, Qualifica Construção Civil, Qualifica Engenharia e Workshops de Primavera. Todos os cursos e eventos foram realizados em locais e formatos alternativos, dando oportunidades para a participação a todos os profissionais do Estado.

Programa Mulher

Para apoiar as mulheres da área tecnológica, o Programa Mulher do Crea-ES, instaurado em 2021 pelo atual presidente da instituição, Engenheiro Jorge Silva, realizou e participou de inúmeros eventos e ações visando promover a equidade de gênero nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.

Em 2023, o Programa estimulou a participação feminina em importantes segmentos da área tecnológica, estabeleceu grupos de trabalho para discutir questões de gênero no âmbito profissional e apoiou iniciativas para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e ocupem os mesmos lugares que os colegas de trabalho.

“Nosso objetivo é oferecer ainda mais capacitações para que as nossas profissionais possam se destacar no segmento tecnológico. Muitas das conquistas das mulheres no mercado de trabalho se dão pelo nível de qualificação e pelo esforço próprio. Hoje já não há espaços em que elas não possam atuar. É uma honra ter a oportunidade de trabalhar com mulheres nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências e aprender tanto com elas que nos inspiraram com dedicação, conhecimento e força”, afirmou Jorge Silva.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *