Disponível em <https://portal.creaes.org.br/conferencia-nacional-de-engenharia-ambiental-e-sanitaria-reune-centenas-de-participantes-em-vitoria-es/>.
Acesso em 21/11/2024 às 03h20.

Conferência nacional de engenharia ambiental e sanitária reúne centenas de participantes em Vitória (ES)

14 de novembro de 2024, às 18h55 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Mais de 500 participantes presenciais, centenas de expectadores on-line, representantes de 24 estados brasileiros e 30 palestrantes com nomes de todas as regiões do país. Este foi o resultado expressivo da 12ª edição da Conferência Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária (Coneas), que aconteceu nos últimos dias 12 a 14 de novembro, em Vitória (ES).

O maior evento da categoria no Brasil teve como eixos temáticos Cidades Inteligentes, Mudanças Climáticas e Saneamento Ambiental. A programação do evento, robusta e diversificada, contou com palestras de especialistas renomados, painéis, minicursos, visitas técnicas e sessões de networking que possibilitam ampla troca de conhecimentos entre os profissionais do setor.

Além da interação profissional, a Coneas 2024 promoveu a valorização do papel estratégico da engenharia ambiental e sanitária em questões cruciais como sustentabilidade, gerenciamento de resíduos e inovação em práticas ambientais. Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apontam que o setor é um dos que mais crescem na área da engenharia, com uma demanda crescente por soluções sustentáveis no Brasil. Esse cenário reforça a importância de eventos na área, que buscam preparar profissionais para os desafios futuros.

O presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES) engenheiro ambiental Giuliano Battisti disse que foi muito gratificante receber em Vitória, no Espírito Santo, representantes da área ambiental e sanitária de todo o país, incluindo presidentes de Creas, conselheiros e demais lideranças do Sistema Confea/Crea. “Nesse momento, que o país se prepara para a COP 30, esse evento nos possibilitou nivelar informações e oferecer capacitações para os profissionais que estão envolvidos nessas discussões. Foi muito positivo poder contar com a participação dos signatários dos acordos internacionais e isso traz mais visibilidade para o Brasil, muda o patamar em diversos aspectos que envolvem a sustentabilidade ambiental. E, para a Apea-ES, entidade anfitriã deste evento nacional, foi muito importante”.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Jorge Silva, o evento representa uma grande oportunidade para o estado e para o desenvolvimento profissional dos engenheiros ambientais e sanitaristas. “Receber essa conferência foi uma chance de mostrar o potencial da engenharia capixaba e incentivar a troca de conhecimento e a inovação. É um momento crucial para fortalecer nossa rede de contatos e valorizar ainda mais nossa categoria,” destacou.

A presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), Antônia Tatiana Pinheiro do Nascimento, avaliou que a 12ª Coneas possibilitou um extraordinário network entre profissionais e estudantes de várias áreas, com uma participação efetiva dos inscritos. “Tivemos várias palestras de altíssimo nível de qualidade, proporcionamos também minicursos e visita técnica. Nós saímos desse evento mais fortalecidos, na certeza de que os próximos terão como referência a 12ª Conferência que foi construída pela APEA-ES. A ideia é de que a próxima Coneas, que acontecerá em Palmas, em 2026, já leve esses traços”.

A 12ª edição da Conferência Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária (Coneas) foi promovida pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), em parceria com a Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES). A 13ª Coneas acontecerá na cidade de Palmas, em Tocantis.

Fóruns de entidades e instituições de ensino

Em paralelo à 12ª Coneas, coordenadores de cursos de engenharia sanitária e ambiental realizaram o Fórum Nacional dessas áreas, ocasião em que debateram grades curriculares, atribuições profissionais, além de fomentarem discussões sobre assuntos pertinentes aos cursos de graduação das faculdades e universidades do país. A conferência também contou o Fórum realizado pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), onde profissionais de várias partes do país representaram inúmeras associações ligadas a essas modalidades.

Estudantes elegem nova diretoria executiva

Durante o Coneas, estudantes realizaram o XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb), que é considerado um dos maiores eventos de integração estudantil da área. O evento técnico e científico reúne estudantes de Engenharia Ambiental de todo o Brasil. O objetivo é promover a integração entre os estudantes, além de debater questões ambientais e trocar experiências acadêmicas. Além de abordar assuntos relacionados às grades curriculares das faculdades, os estudantes elegeram nesta edição a nova diretoria da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.

Projeto NEOM, uma cidade 100% sustentável

Uma experiência singular apresentada na Conferência Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária foi sobre o projeto Neon, desenvolvido na Arábia Saudita. A engenheira ambiental e MBA em Projetos e Administração de Negócios Aline Bernardi, com mais de 15 anos de experiência em gestão corporativa e projetos de engenharia, falou sobre sua atuação como supervisora de Recursos e Sustentabilidade do projeto The Line, onde liderou a implantação de economia circular e gestão de resíduos sólidos nas comunidades do projeto, cujo objetivo é criar uma cidade 100% sustentável e mostrar que é possível seres humanos conviverem em harmonia e respeito com o meio ambiente. A primeira cidade inteligente (The Line) terá 170 quilômetros conectados sem necessidade do uso de carros.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *