Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-apura-causas-de-desabamento-em-cariacica-e-elabora-relatorio-tecnico-em-10-dias/>.
Acesso em 07/09/2025 às 16h04.

Crea-ES apura causas de desabamento em Cariacica e elabora relatório técnico em 10 dias

5 de setembro de 2025, às 15h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou, nesta sexta-feira (5/9), vistoria técnica e fiscal no bairro Oriente, em Cariacica, no local onde parte de uma residência desabou na madrugada de quinta-feira (4). O desmoronamento atingiu uma obra em andamento para a construção de um supermercado, que após o acidente foi embargada pela Defesa Civil Municipal.

Durante a ação, uma equipe multidisciplinar do Conselho — composta por fiscais, engenheiros, tecnólogos, geocientistas e engenheiros de segurança do trabalho — analisou os aspectos técnicos e legais relacionados à obra. para apurar as possíveis causas do desabamento e verificar a regularidade técnica-profissional da execução.

Segundo o gerente de fiscalização do Crea-ES, engenheiro civil Leonardo Leal, a vistoria confirmou a atuação de uma empresa de engenharia regularmente registrada no Conselho e com responsável técnico. Ele destacou que, preliminarmente, a equipe identificou fatores que podem ter contribuído para o colapso. “A empresa responsável pela execução da obra do supermercado realizou uma escavação vertical muito próxima a uma residência existente. Com a chuva, o solo encharcou, provocando deslizamento e, infelizmente, o colapso parcial da casa. Agora vamos aprofundar a análise e elaborar um relatório técnico, que ficará pronto em até 10 dias”, explicou.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, reforçou que a fiscalização tem papel essencial para garantir a segurança da sociedade. “Nosso compromisso é zelar para que as obras sejam conduzidas dentro da legalidade, com profissionais habilitados e respeito às normas técnicas. Atuamos sempre para orientar e prevenir, mas também temos o dever de fiscalizar e responsabilizar quando há irregularidades. O relatório a ser concluído será fundamental para esclarecer as causas do ocorrido e indicar os caminhos corretos para evitar novos riscos”, destacou.

O Crea-ES seguirá acompanhando a situação em Cariacica e manterá diálogo com os órgãos públicos competentes para contribuir com as medidas necessárias à segurança da população.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *