Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-identifica-anomalias-estruturais-na-ponte-florentino-avidos-em-colatina-e-recomenda-manutencao/>.
Acesso em 14/10/2025 às 01h55.

Crea-ES identifica anomalias estruturais na Ponte Florentino Avidos, em Colatina, e recomenda manutenção

20 de agosto de 2025, às 16h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) identificou anomalias estruturais na Ponte Florentino Avidos, localizada no centro de Colatina, após vistoria técnica realizada em julho deste ano. O relatório técnico elaborado pelo Conselho aponta a necessidade de intervenções de manutenção e a revisão dos projetos estruturais da ponte, que é utilizada diariamente por pedestres, ciclistas, veículos de passeio, transporte escolar e caminhões de carga.

A ação foi conduzida por engenheiros da Unidade de Relacionamento Institucional (URI), com apoio da equipe de Fiscalização do Crea-ES, por determinação do presidente do Conselho, o engenheiro Jorge Silva. As vistorias fiscal e técnica foram motivadas por denúncias e questionamentos da sociedade sobre o estado da estrutura.

Entre os problemas constatados estão:

  • Armaduras expostas;
  • Corrosão e desplacamento de concreto;
  • Avarias em peças estruturais abaixo do tabuleiro da ponte.

Um dos principais alertas emitidos no relatório é o risco de queda de fragmentos de concreto nas vias situadas sob a ponte, o que representa perigo para quem circula no local. “O Crea-ES atua de forma técnica e preventiva para zelar pela segurança da população e pela integridade das estruturas públicas. Colocamos nosso corpo técnico à disposição para colaborar com as análises e providências necessárias”, destacou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Como parte das ações complementares, o Crea-ES, por meio de sua Procuradoria, encaminhou em 28 de julho um ofício ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) solicitando acesso à documentação técnica da ponte. Apesar da solicitação, não houve resposta até o momento. Por isso, em 19 de agosto, o Conselho encaminhou oficialmente ao DER-ES o Relatório de Vistoria Técnica (RTV) para ciência e providências cabíveis.

O relatório ressalta a existência de manifestações patológicas estruturais, mas pondera que a avaliação definitiva sobre os riscos à segurança depende da análise dos projetos da última intervenção realizada na ponte.

Dentre as recomendações técnicas do CREA-ES, destaca-se a necessidade de:

  • Revisar o projeto de recuperação, reforço e ampliação da estrutura;
  • Analisar o memorial de cálculo estrutural, com foco nas fundações, estacas e pilares;
  • Verificar se os pilares antigos foram considerados no dimensionamento dos atuais ou se podem ser desconsiderados do ponto de vista estrutural.

O Crea-ES reforça que seu corpo técnico permanece à disposição do DER-ES para, em regime de colaboração, auxiliar na análise dos projetos e na adoção das medidas necessárias.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *