Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-registra-recorde-de-participacao-e-protagonismo-durante-a-79a-soea/>.
Acesso em 21/11/2024 às 11h14.

Crea-ES registra recorde de participação e protagonismo durante a 79ª SOEA

8 de outubro de 2024, às 19h12 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Aproximadamente 5 mil líderes e profissionais de diferentes áreas da engenharia, agronomia e geociências dos 27 estados brasileiros participaram nesta segunda-feira (7/10) da abertura da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que acontece na cidade de Salvador (BA), entre os dias 7e 10 de outubro.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) participa de forma ativa e atua com protagonismo nesta agenda intensa de capacitação, networking e discussões sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Brasil. Pela segunda vez consecutiva, o Conselho capixaba é o que reúne a maior delegação, com a participação de 455 pessoas. Os profissionais que representarão o Crea-ES no evento irão ministrar durante a semana palestras sobre inovação, sustentabilidade, eventos climáticos, acidentes com içamento de cargas, segurança contra incêndios, mineração e uso de drones na geologia.

“Com muita luta, competência e dedicação por parte dos nossos funcionários, conselheiros, inspetores, profissionais, empresas públicas e privadas, instituições de ensino, entidades de classe, Confea, Mútua e Governo Estadual, estamos concretizando um difícil e quase impossível trabalho de poder oportunizar a presença de centenas de profissionais capixabas no maior congresso de engenharia, agronomia e geociências do Brasil e da América Latina”, disse o presidente do Conselho engenheiro Jorge Silva.

Na solenidade de abertura do evento, que tem como tema central “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável”, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese destacou a importância da colaboração e da inovação na engenharia. Marchese ressaltou o papel fundamental do Sistema na construção de um futuro mais promissor e lamentou a desigualdade no país. Também colocou as profissões da área tecnológica como centrais na construção das soluções para o enfrentamento dessa realidade. “Quando você vai aos locais de baixo índice de desenvolvimento humano, o que falta é infraestrutura, o que falta é Engenharia”.

No primeiro dia desta jornada nacional de atualização e aperfeiçoamento profissional e de debates sobre o futuro das engenharias, agronomia e geociências, o diretor presidente da Mútua, Joel Krüger, ressaltou a relevância da Soea para a troca de experiências, conhecimento e inovação. A parceria do Crea-ES com a Mútua possibilitou, inclusive, o patrocínio para a participação dos profissionais capixabas no evento. O anfitrião e presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, disse, durante a sua exposição de abertura, que a Semana da Engenharia reúne profissionais em torno de importantes temáticas que estão postas na atualidade e que são fundamentais para a engenharia, a indústria, a mineração e a agricultura. “Essas discussões serão o legado desse evento”, projetou.

Palestra Magna

Tiago Mattos, considerado um dos principais futuristas do Brasil, marcou a cerimônia de abertura institucional da 79ª Soea com a palestra magna Futurismo e Inovação. O investigador de futuros instigou a plateia a refletir sobre as possibilidades para as engenharias, agronomia e geociências por meio de estudos e utilização de tecnologias de compilação e análise de dados, apresentando exemplos práticos de inovações nas áreas afins ao Sistema Confea/Crea e como os profissionais dessas áreas podem ser futuristas.

O palestrante, que ajuda as empresas da América Latina a desenvolver estratégias e comunicações personalizadas com seus clientes, ressaltou que os analfabetos do século XXI não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas sim aqueles que não souberem aprender, desaprender e reaprender. Segundo ele, isso nos remete à essência do aprendizado. “Aprender é aprender, aprender é não prender, não prender é abrir mão do jeito que fazíamos ontem para aprendermos um novo jeito para fazermos amanhã”, concluiu.

Empreendedor, Tiago Mattos já esteve no time de cofundação de diversas iniciativas da nova economia, como laboratórios de big data, coworkings e aceleradoras. Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana. Suas apresentações já foram vistas em cinco continentes e, em 2018, foi convidado para compartilhar suas ideias na ONU, em Genebra.

Equipe de Comunicação do Crea-ES com informações da Equipe de Comunicação da 79ª Soea


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *