Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-see-e-amunes-promovem-aperfeicoamento-de-servidores-publicos/>.
Acesso em 23/11/2024 às 07h25.

Crea-ES, SEE e Amunes promovem aperfeiçoamento de servidores públicos

28 de julho de 2023, às 17h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nesta sexta-feira (28/7), a cidade de Vitória (ES) recebeu a 1ª Conferência Estadual de Engenharia Agronomia e Geociências para Servidores Públicos. O evento, de realização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros e apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), contou com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva; o presidente da SEE, engenheiro José Maria Cola dos Santos; o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; e, representando o Governo do Estado, o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lyra. Secretários e representantes de todas as prefeituras e pastas do Governo também marcaram presença na Conferência.

Para o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, o evento serve de impulso para a busca de meios que facilitem o serviço público de qualidade nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências: “os profissionais do Sistema também estão atuantes nos órgãos estaduais, municipais e federais e a nossa intenção é levar qualificação também para estes servidores, para fomentar o trabalho público seguro e de qualidade nas áreas que nos compete”.

“Este foi um dia de treinamento, um dia de capacitação para os profissionais e nós teremos outras parcerias buscando preparar ainda mais os nossos colaboradores da prefeitura, porque a gente sabe que o servidor público bem preparado é uma garantia de obra pública de qualidade, é uma tranquilidade para nós gestores”, declarou o presidente da Amunes, Luciano Pingo.

O anfitrião da Conferência, engenheiro José Maria Cola dos Santos, reforçou na abertura do evento a importância do alinhamento entre o Crea-ES e os órgãos estaduais e municipais: “Estamos trazendo personagens importantíssimos da governança do Estado do Espírito Santo nesta conferência. Com isso, espero que esse momento aqui crie uma união maior entre as prefeituras e os órgãos de fiscalização, em específico o Crea-ES”, afirmou Cola.

“Estamos abrindo as portas do Governo para somar ainda mais nessas parcerias com o Crea e com a Amunes, para a gente desenvolver cada vez mais políticas públicas altamente qualificadas para atender as demandas da sociedade, do povo capixaba, nos nossos 78 municípios e nas nossas 10 microrregiões”, celebrou Pablo Lyra, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves.

Painéis temáticos reúnem palestrantes renomados de todo o país

Centenas de profissionais de várias cidades do Espírito Santo se uniram com gestores estaduais e municipais para discutirem temas voltados para as obras e serviços públicos de engenharia, agronomia e geociências. A palestra magna ficou por conta do engenheiro civil e consultor de engenharia Aldo Mattos, com o tema “A Busca da Obra Perfeita”.

O primeiro painel, mediado pelo Dr. Brício Alves Santos Neto, discutiu sobre o papel dos órgãos controladores e fiscalizadores nos empreendimentos públicos e contou com a participação do Secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, e do auditor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Anderson Uliana Rolim.

O segundo painel do dia teve a mediação do engenheiro civil Léo Carlos Cruz, subsecretário da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado (Semobi) e trouxe para debate licitações, gestão de contratos e fiscalização de obras e serviços públicos de engenharia, agronomia e geociências. O painel foi composto pelo Secretário da Semobi, engenheiro civil Fábio Damasceno e pelo geógrafo Sival Roque Torezani, mestre especialista em Licitação do Ifes.

Fechando a Conferência, o painel 3 pleiteou sobre os desafios para a implementação de cidades inteligentes e sustentáveis com a mediação do presidente da Apea-ES, engenheiro ambiental Filipe Machado. Compondo a mesa estiveram o geólogo Éder Carlos Moreira, conselheiro do Crea-ES e professor da Ufes; o Dr. engenheiro Renato Ribeiro Siman; e o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, o geógrafo Pablo Lyra.

Confira algumas fotos do evento:

Comentários

  1. Darlene Gomes dos Santos disse:

    Evento incrível e impecável, repleto de conhecimento e compartilhamento de saberes.
    Participar deste evento foi muito satisfatório.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *