Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/elaboracao-de-pgr-e-pcmso/>.
Acesso em 03/05/2024 às 21h06.

Elaboração de PGR e PCMSO

Programa Qualifica Engenharia

Curso on-line

Realização
Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo – Apea-ES e Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros – SEE

Patrocínio
Confea, Crea-ES e Mútua

Apoio
Crea-ES Jovem, Creajr-ES, Fneas, Seea, Aefes, Ibape-ES, Senge-ES, Acgeo, Atecnólogos-ES, Sindtecnólogos-ES e Aestes

5 e 6 de julho de 2023

18h30 às 22h

Carga horária

Plataforma on-line

Objetivo
O objetivo deste curso é capacitar os participantes na elaboração efetiva do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Ele busca fornecer conhecimentos sobre a legislação e normas aplicáveis, orientar sobre os passos necessários para a elaboração dos programas, detalhar o conteúdo exigido em cada um deles, abordar a implantação e execução dos programas, por meio de estudos de casos e exercícios práticos. O curso visa garantir que os participantes estejam aptos a desenvolver programas adequados, de acordo com as normas e regulamentos vigentes, a fim de promover a segurança e saúde dos trabalhadores em um ambiente ocupacional.

Estudantes e/ou profissionais do Sistema Confea/Crea.

Conteúdo programático
– Importância do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) na segurança e saúde ocupacional;
– Legislação e normas aplicáveis aos programas;
– Passos para a elaboração do PGR e PCMSO;
– Conteúdo necessário para cada programa;
– Implantação e execução dos programas;
– Estudos de casos para exemplificar a aplicação dos programas;
– Exercícios práticos para desenvolver habilidades na elaboração dos programas;
– Discussões e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Instrutora
Deisi Gomes dos Santos
Engenheira de Segurança do Trabalho formada desde 2015 pela Faculdade Cândido Mendes,  com experiência na área desde 2008 devido à formação em técnica em segurança do trabalho. Graduação em engenharia ambiental e curso de especialização em Bombeiro Profissional Civil. Experiência com consultoria, onde além de elaboração diversos programas de segurança e meio ambiente, ministro treinamentos e realizar as avaliações qualitativas, também acompanhava perícias trabalhistas e fiscalizações do Ministério do trabalho junto aos clientes. Experiencia em implantação de sistema de gestão integrada devido a coordenação desse processo em uma empresa de pequeno porte e  empresa de médio porte.

Inscrição na lista de espera

The event is finished.

05 jul 2023