Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/workshop-de-inferencia-estatistica-basica-para-avaliacao-de-imoveis/>.
Acesso em 29/04/2024 às 02h45.

Workshop de Inferência Estatística Básica para Avaliação de Imóveis

Workshop on-line

Realização
Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Espírito Santo (Ibape-ES)

Patrocínio
Crea-ES

Apea-ES

10 de novembro de 2023

Carga horária

Plataforma Teams

Objetivo
Capacitar profissionais da área de avaliação imobiliária a compreender, aplicar e utilizar conceitos estatísticos fundamentais para aprimorar a qualidade e precisão das avaliações de propriedades. O workshop visa fornecer aos participantes o conhecimento e as habilidades possíveis para compreender os princípios básicos da estatística e sua importância na avaliação de imóveis e aplicar métodos estatísticos simples.

Engenheiros, Estudantes de Engenharia e Profissionais que atuam na área.

Conteúdo programático
• Importância da Estatística na Avaliação Imobiliária;
• Conceitos Básicos de Estatística: População, Amostra, Variáveis;
• Medidas de Tendência Central: Média, Mediana e Moda;
• Análise Exploratória de Dados: Histogramas e Gráficos;
• Medidas de Dispersão: Variância e Desvio Padrão;
• Análise de Tendências de Preços de Mercado;
• Estimativas e Intervalos de Confiança;
• Testes de Hipóteses para Avaliação de Propriedades;
• Amostragem e Seleção de Amostras Representativas;
• Introdução à Análise de Regressão Linear;
• Modelos de Regressão Simples e Múltipla;
• Aplicação da Regressão Linear na Previsão de Valores Imobiliários;
• Identificação de Tendências de Mercado Utilizando Análise de Séries Temporais;
• Variações Sazonais e Ciclos de Mercado.

Instrutor
Radegaz Nasser Júnior
Engenheiro Civil, e de em Engenharia de Segurança do Trabalho; Pós Graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia; Mestre em Avaliações pela UPV – Universidade Politécnica de Valência – Espanha; Instrutor em Cursos de Engenharia de Avaliações e Perícias (Imóveis Urbanos, Jazidas Minerais, Introdução a Perícia Judicial);Instrutor no Curso de Pós Graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações (IBAPE-ES / UNIVILA e UNIVIX) nas matérias de Direito e Engenharia Legal e Avaliação de Imóveis Urbanos; Instrutor em Portugal com cursos de “Inferência Estatística Aplicada em Avaliações de Bens”; Instrutor em Portugal com cursos de “Avaliação de Empresas e Empreendimentos”; Atuação como Perito e Assistente Técnico em diversos processos Judiciais desde o ano de 1973; -Membro Efetivo do IBAPE-ES; Presidente do IBAPE – Entidade Federativa Nacional (2000 / 2001);Diretor da União Pan-americana de Associações de Avaliação UPAV (2007/2008);Conselheiro Vitalício do IBAPE – Entidade Federativa Nacional- Autor do livro – Avaliação de Bens – Princípios básicos e aplicações – Editora Leud, SP – Certificado pelo Ibape Nacional em avaliações nível AAA.

apea.cursos@gmail.com

bit.ly/inscricao-imoveis