Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cursos-e-eventos/workshop-de-passo-a-passo-para-elaborar-um-prad-projeto-de-recuperacao-de-area-degradada/>.
Acesso em 01/05/2024 às 22h23.

Workshop de Passo a Passo para Elaborar um PRAD (Projeto de Recuperação de Área Degradada)

Workshop on-line

Realização
Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Espírito Santo (Ibape-ES)

Patrocínio
Crea-ES

Apea-ES

11 de novembro de 2023

9h às 12h e 13h às 16h

Plataforma Teams

Objetivo
Apresentar e compartilhar com os participantes a metodologia para elaborar o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), sendo abordado sobre: legislação, conceitos, diagnóstico ambiental, técnicas de restauração a serem recomendadas, avaliação de indicadores e monitoramento, cronograma e orçamento, além da escrita, formatação e gestão do projeto.

Engenheiros, Estudantes de Engenharia e Profissionais que atuam na área.

Conteúdo programático
• Introdução, contextualização do tema e legislação;
• Passo a passo da elaboração do PRAD;
• Diagnóstico Ambiental, objetivos, implantação e manutenção;
• Avaliação de indicadores e monitoramento do PRAD;
• Cronograma e orçamento;
• Dicas de escrita, formação e gestão do projeto;
• Exemplo de PRAD na mineração;
• Bibliografia.

Instrutora
Jessica Cavalheiro Ferreira Bueno
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação sanduíche em Engenharia Agroambiental pela Universidade de León – Espanha. Técnica em Meio Ambiente e Técnica em Saneamento formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pós-graduanda em Solos e Nutrição de Plantas pela SolloAgro-Esalq/USP. Possui experiência na elaboração de PRADs na área da mineração no estado do Espírito Santo.

apea.cursos@gmail.com

bit.ly/inscricao-PRAD