Disponível em <https://portal.creaes.org.br/debate-sobre-eventos-climaticos-e-mitigacao-de-desastres-encerra-ciclo-de-paineis-da-semana-da-engenharia/>.
Acesso em 05/02/2025 às 11h52.

Debate sobre eventos climáticos e mitigação de desastres encerra ciclo de painéis da Semana da Engenharia

13 de dezembro de 2024, às 18h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O último painel apresentado durante a 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências, realizada em Vitória, no período de 10 a 13 de dezembro, referiu-se à Inovação Tecnológica nas Geociências para Sustentabilidade Ambiental e teve a participação de importantes especialistas das áreas da geografia, geologia e meteorologia.

O especialista em gestão de recursos hídricos, meteorologista Hugo Ely dos Anjos, explanou sobre as Inovações na Previsão de Eventos Meteorológicos Extremos no Espírito Santo. Em sua apresentação, Hugo Ely destacou as mudanças climáticas num contexto global e ressaltou os impactos no Brasil e no Espírito Santo, apontando evidências locais, como o aumento da frequência de eventos meteorológicos extremos e a alteração na delimitação do semiárido brasileiro. Com vasta experiência em meteorologia sinótica, climatologia e agrometeorologia, ele integra a equipe responsável pela previsão do tempo no Espírito Santo. Em sua palestra, fez projeção de cenários de riscos climáticos, demonstrou comparações sobre as variações climáticas de precipitação e da temperatura média em Vitória, falou sobre os desafios do monitoramento e da previsão de eventos meteorológicos extremos no estado.

A doutora em geologia Luiza Leonardi Bricalli, abordou o tema Sensoriamento Remoto e SIG para Monitoramento de Riscos e Desastres. Profissional atuante nas áreas de terremoto, tectônica, geologia, mudanças climáticas, sensoriamento remoto e SIG, Bricalli apresentou conceitos introdutórios sobre fenômenos naturais, desastres climáticos e riscos geológicos. A geóloga demonstrou as diversas possibilidades de aplicações do sensoriamento remoto e a importância da ferramenta para a gestão e mitigação de desastres naturais, permitindo monitorar, prever e avaliar riscos e danos, como em situações de monitoramento de enchentes e inundações, detecção de deslizamentos de terra, identificação de queimadas e incêndios florestais e análise de áreas de risco em zonas urbanas e rurais.

O painel Inovação Tecnológica nas Geociências para Sustentabilidade Ambiental foi encerrado com a apresentação do engenheiro geólogo com mestrado em geotecnia, doutorado em Geociências e pós-doutorado em engenharia civil Éder Carlos Moreira, ministrando palestra sobre Tecnologias para o Planejamento Urbano Sustentável. Éder Moreira, que é professor da Ufes, fez uma ampla abordagem sobre mudanças climáticas. Tratou dos índices físicos e propriedades mecânicas dos solos, explicou sobre a classificação de maciços rochosos, falou sobre movimentos de massa, inundações, enchentes, assoreamento e erosão. Abordou, ainda, a importância da sensibilização para a Lei 12.608 de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

A 12ª Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências foi promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), e contou com o apoio e patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). O evento arrecadou com as inscrições mais de 800 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições filantrópicas no Espírito Santo.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *