Disponível em <https://portal.creaes.org.br/espirito-santo-avanca-no-12o-cep-com-forte-mobilizacao-regional/>.
Acesso em 19/07/2025 às 04h06.

Espírito Santo avança no 12º CEP com forte mobilização regional

Propostas e delegados eleitos reforçam a contribuição capixaba para o desenvolvimento nacional

15 de julho de 2025, às 13h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Propostas e delegados eleitos reforçam a contribuição capixaba para o desenvolvimento nacional

As etapas microrregionais do 12º Congresso Estadual de Profissionais (12º CEP/ES), realizadas de maio a julho de 2025, em 14 encontros por todo o Espírito Santo, foram um sucesso. Os encontros mobilizaram mais de 700 profissionais e estudantes, resultaram no recebimento de mais de 50 propostas e na eleição de 87 delegados, que agora se preparam para a fase estadual.

Durante as etapas regionais, os participantes debateram os eixos temáticos propostos nacionalmente: Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Engenharia Pública, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Energético. Esses mesmos temas continuarão em discussão na etapa estadual, fortalecendo o alinhamento das propostas capixabas com os desafios nacionais dos diversos segmentos da área tecnológica.

A etapa estadual será realizada no próximo dia 25 de julho, a partir das 15 horas, no Espaço Ferrari, em Vitória. O evento será aberto a todos os profissionais e estudantes da engenharia, agronomia e geociências, mesmo àqueles que não foram eleitos delegados. No entanto, somente os delegados microrregionais terão direito a votar e a serem votados para representar o Espírito Santo no 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecerá em outubro, em Vitória (ES).

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, destacou a força da participação nas etapas iniciais e a relevância do evento: “O CEP é um grande ambiente de escuta dos profissionais capixabas. É a partir desse movimento que conseguimos identificar os principais desafios e contribuir com propostas reais para o desenvolvimento das cidades. Convidamos todos a participarem ativamente das etapas e levarem sua voz para o cenário nacional.”

Para o coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), engenheiro Éder Carlos Moreira, o evento vai além das contribuições técnicas: “Este congresso microrregional mostrou que o tema ‘Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades’ vai além da técnica — trata-se de trazer soluções que impactam diretamente a vida das pessoas. O engajamento dos profissionais e estudantes reflete um compromisso com a qualidade de vida nas comunidades. O CEP é, sem dúvida, um instrumento transformador.”

A etapa estadual contará com a presença de lideranças do setor, entidades de classe e autoridades, consolidando um ambiente de debates produtivos. Ao final, serão definidos os representantes que levarão ao 12º CNP as propostas que refletem as demandas e aspirações da engenharia capixaba. O congresso conta com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), instituições que reforçam o compromisso com o desenvolvimento profissional e a valorização da engenharia nacional.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *