Disponível em <https://portal.creaes.org.br/espirito-santo-celebra-o-sucesso-do-12o-cep-estadual-do-crea%e2%80%91es/>.
Acesso em 11/11/2025 às 13h32.

Espírito Santo celebra o sucesso do 12º CEP estadual do Crea‑ES

Forte mobilização e propostas estruturadas indicam consolidação do engajamento profissional

26 de julho de 2025, às 12h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Forte mobilização e propostas estruturadas indicam consolidação do engajamento profissional

O 12º Congresso Estadual de Profissionais (12º CEP/ES), realizado em Vitória no dia 25 de julho de 2025, foi um verdadeiro sucesso, consolidando a mobilização dos profissionais capixabas em torno dos eixos temáticos do Sistema Confea/Crea e Mútua. Mais de mil profissionais e estudantes participaram das etapas microrregionais e estadual, resultando na sistematização de mais de 50 propostas e no movimento de 87 delegados durante a etapa estadual.

As 10 propostas aprovadas — duas por eixo temático — representam uma síntese robusta das discussões regionais. Em linhas gerais, elas abordam inclusão e mobilidade urbana, saneamento básico, reestruturação da engenharia pública, qualidade ambiental e eficiência energética nos municípios. Todas foram pensadas para fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua e promover o desenvolvimento sustentável das cidades capixabas. (Confira a íntegra das propostas aqui)

Foram eleitos 12 delegados que representarão o Espírito Santo no 12º Congresso Nacional de Profissionais (12º CNP), a ser realizado em outubro de 2025. Os delegados eleitos com mandato são: Olivia Dianna Oliveira Gomes, Stéfani Macedo dos Santos, Ivaniel Foro Maia e Éder Carlos Moreira. Já os delegados sem mandato são: Dario Antonio de Almeida, Moises de Jesus Nunes, Rômulo Qualhano Trigo, Paulo Cesar Tinelli, Leonardo Paraiso Ferrari, Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho, Patrick Prata Mansk e Cássio Santos de Carvalho.

O presidente do Crea‑ES, engenheiro Jorge Silva, destacou a relevância do evento: “O CEP é um grande ambiente de escuta dos profissionais capixabas. É a partir desse movimento que conseguimos identificar os principais desafios e contribuir com propostas reais para o desenvolvimento das cidades. Celebramos hoje o sucesso dos nossos eventos e continuaremos trabalhando para levar a voz dos nossos profissionais para o cenário nacional.”

Já o engenheiro Éder Carlos Moreira, coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), enfatizou o impacto das propostas e da mobilização: “Este congresso mostrou que o tema ‘Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades’ vai além da técnica — trata‑se de trazer soluções que impactam diretamente a vida das pessoas. O engajamento dos profissionais e estudantes reflete um compromisso com a qualidade de vida nas comunidades. O CEP é, sem dúvida, um instrumento transformador.”

A etapa estadual, bem como as etapas microrregionais, foram realizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea‑ES), com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *