Disponível em <https://portal.creaes.org.br/estrutura-do-pier-da-enseada-do-sua-passa-por-vistoria-do-crea-es/>.
Acesso em 18/10/2024 às 03h45.

Estrutura do píer da Enseada do Suá passa por vistoria do Crea-ES

Engenheiros descartam risco iminente

23 de julho de 2024, às 17h24 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Engenheiros descartam risco iminente

Nessa terça-feira, 23 de julho, uma equipe multidisciplinar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no píer da Enseada do Suá, em Vitória, para realizar uma vistoria técnica e fiscal. A ação foi motivada pela divulgação de imagens que mostravam supostos pilares de sustentação do píer com indícios de desgaste e corrosão.

Durante a vistoria, os engenheiros do Conselho fizeram um levantamento detalhado das condições estruturais. De acordo com o gerente de fiscalização do Crea-ES, engenheiro Leonardo Leal, “constatou-se a presença de corrosão do aço, perda de seção de concreto nos pilares de sustentação e a falta de apoio da passarela em um dos pilares.”

Apesar das constatações, os profissionais não identificaram um risco iminente que pudesse colocar a população em perigo. No entanto, ressaltam que é necessário realizar manutenções urgentes nas estruturas. “Embora não haja um risco imediato, a manutenção das estruturas é imprescindível. As recomendações técnicas serão submetidas à prefeitura de Vitória por meio de um relatório que já está sendo produzido”, informou Leal.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, destacou a importância da atuação da instituição em situações como essa: “A nossa intervenção é fundamental para garantir a segurança da população e a qualidade das obras e instalações. Nosso compromisso é com a fiscalização rigorosa e a valorização profissional. O objetivo dessa ação foi tanto técnico quanto educativo, contribuindo para uma atuação assertiva dos órgãos públicos e, além da valorização profissional, promovendo a segurança da sociedade capixaba.”