Disponível em <https://portal.creaes.org.br/geologo-capixaba-palestra-sobre-utilizacao-de-drones-durante-a-79a-soea/>.
Acesso em 21/10/2024 às 23h57.

Geólogo capixaba palestra sobre utilização de drones durante a 79ª Soea

11 de outubro de 2024, às 13h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As geotecnologias são forte aliadas do meio ambiente e o uso de receptores GPS e imagens de satélite têm auxiliado os profissionais das geociências, engenharias e agronomia a analisar áreas de interesse com o objetivo de gerar laudos, perícias, manejos, reflorestamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), reserva legal e área de preservação permanente.

No painel “Mineração para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, realizado no último dia 9 de outubro, dentro da programação da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que aconteceu entre os dias 7 e 10 de outubro, em Salvador (BA), o assessor de engenharia do Crea-ES Geólogo Reinaldo Baldotto Filho, conduziu uma palestra sobre a “Utilização de drones para mineração e geologia”.

Baldotto trabalha profissionalmente com aeronaves remotamente pilotadas desde 2018. No Crea-ES, treinou entre 2023 e 2024 mais de 1500 profissionais em cursos de pilotagem e mapeamento de uso de drones. Na 79ª Soea, o assessor de engenharia do Conselho capixaba explanou sobre as características e funcionalidades do equipamento, a respeito dos aspectos técnicos regulatórios na utilização dessas aeronaves e orientou sobre os possíveis usos e aplicações da tecnologia nas áreas de geologia e engenharia de Minas.

Durante a exposição, Reinaldo Baldotto apresentou em primeira mão para o público da 79ª Soea uma novidade tecnológica. Um drone que consegue decolar e pousar direto na mão, sem necessidade de controle humano. A experiência foi demonstrada ao vivo durante a palestra. “O público ficou bastante interessado e envolvido na demonstração. Fiz a decolagem do equipamento dentro do auditório. Quando eu estendi o braço para ele voltar, o drone pousou diretamente na minha mão. A plateia chegou a suspirar. Foi bem bacana. Fiquei muito feliz com a apresentação e com a possibilidade de poder transmitir conhecimento de algo que eu gosto bastante. E o público aprovou!”, disse animado.

A realização de cursos avançados de aerolevantamento com uso de drones é uma iniciativa inovadora do Crea-ES, que busca transformar a atuação de engenheiros, engenheiros agrônomos e geocientistas. Com o objetivo de capacitar os profissionais com as mais recentes tecnologias e metodologias de topografia e georreferenciamento, os treinamentos realizados pelo Conselho atrai grande interesse e participação.

“Hoje somos referência entre os Creas do país nesses treinamentos. Ao oferecer essas capacitações, o Conselho busca não apenas atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais, mas também promover a inovação e a qualidade no segmento. É um passo significativo para a atualização dos nossos profissionais, preparando-os para a utilização das mais modernas ferramentas do mercado e aumentando a competitividade do setor”, disse o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva.