Disponível em <https://portal.creaes.org.br/inicio-das-vistorias-nos-casaroes-historicos-de-sao-mateus/>.
Acesso em 17/09/2025 às 17h45.

Início das vistorias nos casarões históricos de São Mateus

Equipe multidisciplinar do Crea-ES se mobiliza para garantir laudo técnico que subsidiará novas etapas do processo

22 de julho de 2025, às 11h36 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Equipe multidisciplinar do Crea-ES se mobiliza para garantir laudo técnico que subsidiará novas etapas do processo

Nesta segunda‑feira (21 de julho de 2025), supervisores e fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) uniram forças com inspetores das áreas de elétrica, civil, geologia, ambiental e agronomia para dar início às vistorias nos casarões históricos do Sítio Histórico do Porto de São Mateus. O objetivo é elaborar um laudo técnico detalhado, a ser entregue ao município, que servirá como base para o termo de referência, essencial para a contratação de uma empresa responsável pelos projetos arquitetônicos e complementares.

O laudo técnico vai garantir maior qualidade e eficiência na futura contratação da empresa. Além disso, pretende assegurar que os projetos estejam alinhados às melhores práticas e normas técnicas, oferecendo segurança e preservação ao patrimônio histórico.

A iniciativa segue o Termo de Cooperação Técnica firmado em 7 de julho pelo Crea‑ES, Prefeitura de São Mateus e Ministério Público do Espírito Santo (MPES) — parceria que instituiu a realização de vistorias técnicas, diagnósticos estruturais, elétricos e hidráulicos, bem como a proposição de soluções para conservação e recuperação dos imóveis.

“Com essa ação conjunta, colocamos o conhecimento técnico da engenharia a serviço da sociedade. Queremos garantir que os projetos sejam realizados com responsabilidade, segurança e respeito ao valor histórico desses imóveis, além de assegurar que os trabalhos sejam conduzidos por profissionais habilitados, trazendo segurança para a sociedade”, destacou o presidente do Crea‑ES, engenheiro Jorge Silva.

A ação acontece entre os dias 21 e 28 de julho, conforme o cronograma estabelecido no acordo. A entrega do laudo está prevista para a segunda quinzena de agosto e será fundamental para embasar a contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração dos projetos de restauração.

Com essa atuação, o Conselho reforça seu papel institucional de zelar pela responsabilidade técnica nas obras e contribuir para a preservação do patrimônio cultural capixaba.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *