Disponível em <https://portal.creaes.org.br/palestra-de-conselheiro-do-crea-es-na-79a-soea-alerta-para-acidentes-em-icamento-de-cargas/>.
Acesso em 03/12/2024 às 14h25.

Palestra de conselheiro do Crea-ES na 79ª SOEA alerta para acidentes em içamento de cargas

11 de outubro de 2024, às 13h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A importância da participação de um profissional da engenharia mecânica e de um planejamento eficaz nas atividades de içamento de cargas foram os pontos principais da abordagem do conselheiro do Crea-ES, engenheiro mecânico lldebrando José dos Santos, em sua palestra ocorrida na terça-feira (8/10), durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA).

Na maior jornada nacional de atualização e aperfeiçoamento profissional e de debates sobre o futuro das áreas das engenharias, agronomia e geociências, que acontece em Salvador (BA), entre os dias 7 e 10 de outubro, o representante capixaba tratou sobre o tema “Acidentes com içamento de cargas: como diminuir a probabilidade de ocorrências”.

Para Ildebrando, é necessário conscientizar as empresas e os profissionais sobre a importância de elaborar um eficaz planejamento de içamentos de cargas para evitar acidentes graves no setor. “Damos o nome a esse planejamento de Rigging. Essa atividade é feita por um engenheiro mecânico, que é o profissional habilitado para essa função. Também é essencial emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desse planejamento. A maioria das empresas não possui em seu quadro técnico um engenheiro mecânico para realizar uma boa execução de um plano de manutenção e de assuntos ligados a içamentos de cargas”, explicou Ildebrando para o público que ocupou o auditório Costa do Cacau, no Centro de Convenções de Salvador (BA).

Para que operações nessa área sejam realizadas sem acidentes, é fundamental o trabalho de conscientização de todos sobre quais são as melhores práticas e como executá-las de forma segura. O palestrante do Crea-ES acrescentou que a maioria dos acidentes que ocorrem no Brasil e no mundo envolvendo essa atividade é por puro desconhecimento do comportamento desses equipamentos. “A maioria dos acidentes que ocorrem no país são graves, gravíssimos. O que está faltando no exercício dessas atividades é planejamento e o entendimento de que esses içamentos também são graves, porque não existe carga leve”, disse.

Aproximadamente 5 mil líderes e profissionais de diferentes áreas da engenharia, agronomia e geociências dos 27 estados brasileiros estão envolvidos esta semana na 79ª SOEA. São mais de 120 minicursos, palestras, workshops e exposições técnicas acontecendo simultaneamente. A comitiva do Espírito Santo, com 455 membros, marca presença forte no evento, com participantes e palestrantes demonstrando a representatividade do estado. Confea, Mútua, entidades de classe, instituições de ensino, Governo do Estado, empresas públicas e privadas apoiaram e viabilizaram a participação expressiva dos profissionais do Crea-ES no evento.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *