Disponível em <https://portal.creaes.org.br/primeiro-dia-da-12a-semana-capixaba-de-engenharia-agronomia-e-geociencias-apresenta-palestras-tecnicas-interdisciplinares/>.
Acesso em 03/04/2025 às 22h50.

Primeiro dia da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências apresenta palestras técnicas interdisciplinares

11 de dezembro de 2024, às 12h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Centenas de profissionais das áreas da engenharia, agronomia e geociências participaram nesta terça-feira (10/12), em Vitória, do primeiro dia da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências que traz como tema central a “Inovação científica na área tecnológica como propulsora da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida da sociedade”. A jornada, que prossegue até sexta-feira (13/12), traz como reflexão a responsabilidade de profissionais e empresas da área tecnológica na busca de soluções para problemas sociais, mantendo o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental.

As atividades técnicas iniciaram com a apresentação do tema “Inteligência artificial e suas aplicações no aprimoramento do trabalho em engenharia, agronomia e geociências”. Com vasta experiência em geoprocessamento, o assessor de engenharia do Crea-ES, geólogo Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho, ofereceu contribuições importantes aos participantes apresentando ferramentas e recursos de inteligência artificial para a prática das atividades profissionais. Baldotto é especialista no uso de tecnologias de Aeronaves Remotamente Pilotadas aplicadas à engenharia e agronomia, além de utilizar inteligência artificial para otimizar projetos técnicos e científicos.

O diretor de atendimento do Sebrae-ES, economista José Eugênio Vieira, participou da abertura da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências expondo o tema “Agricultura Capixaba: Evolução nos últimos anos”. José Eugênio é especialista em Planejamento Agrícola e possui ampla experiência no segmento. Durante sua trajetória profissional, já ocupou quinze secretarias no governo do estado, em várias gestões. Em sua abordagem, traçou um breve histórico sobre o surgimento da agricultura no estado e focou de maneira especial os aspectos econômicos envolvendo o agronegócio capixaba, como a participação da agricultura no PIB e a importância do agronegócio nas exportações do estado que, no segundo trimestre de 2024, atingiu o índice de 34% em relação a outros produtos. Segundo ele, os três principais produtos da pauta das exportações do agronegócio capixaba são o complexo cafeeiro, a celulose e pimenta-do-reino, que juntos representaram 95% do valor total comercializado de janeiro a outubro de 2024. “No acumulado do ano, nossos produtos foram enviados para 123 países. Os Estados Unidos se destacam como principal parceiro comercial, com 22% do valor comercializado. Além disso, a participação relativa do agronegócio nas exportações totais do Espírito Santo de janeiro a outubro foi de 32,6%”, demonstrou. José Eugênio Vieira também já foi presidente do Conselho de Administração do Banestes e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

O círculo de palestras técnicas foi encerrado com a palestra magna da Gerente de Comunicação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), jornalista Marina Mattus. Pós-graduada em Comunicação Digital, com MBA em Marketing, a representante do Conselho Federal lidera estratégias inovadoras de comunicação no Sistema Confea/Crea, conectando profissionais e fortalecendo a projeção das áreas de engenharia, agronomia e geociências no país. A jornalista trouxe perspectivas sobre o reposicionamento das instituições nas redes sociais e a utilização da comunicação digital como imprescindível ferramenta de trabalho. Ela destacou a importância do segmento estar em constante atualização e trouxe, como exemplo de caso de sucesso, as campanhas implementadas pelo Confea, que trazem a proposta de uma linguagem moderna e arrojada.

O primeiro dia da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências foi encerrado contabilizando momentos de aprendizado, troca de experiências e discussões enriquecedoras, fortalecendo o compromisso do Crea-ES com o desenvolvimento sustentável e a inovação. “O evento já se consolida como um marco no calendário da área tecnológica capixaba. Este encontro, realizado sempre na semana em que se comemora o Dia do Engenheiro, é uma oportunidade ímpar para discutirmos os desafios e as inovações que impactam o futuro das profissões ligadas ao Conselho”, disse o presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva.

A 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências, apoiada e patrocinada pelo Confea e pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), já arrecadou com as inscrições mais de 800 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições filantrópicas no Espírito Santo. O evento prossegue até sexta-feira (13/12), no espaço Ferrari Eventos, em Santa Lúcia, Vitória, oferecendo palestras, visitas técnicas e painéis voltados à sustentabilidade, inovação e tecnologia.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *