Disponível em <https://portal.creaes.org.br/profissionais-validam-48-propostas-no-11o-cnp/>.
Acesso em 18/10/2024 às 04h22.

Profissionais validam 48 propostas no 11º CNP

8 de outubro de 2022, às 21h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Participantes do 11º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado entre os dias 7 e 8 de outubro, em Goiânia (GO), validaram 48 propostas que contemplam o “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

Os congressistas, totalizando 512 delegados de todas as regiões do país, analisaram 59 propostas sistematizadas resultantes das 356 aprovadas pelos Creas nos Congressos Estaduais (CEPs). As pautas serão encaminhadas à Comissão Organizadora do Congresso, que irá elaborar o documento final e um relatório para as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, a fim de que as temáticas entrem de forma permanente nos debates desses fóruns.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, comemorou a repercussão do congresso e pontuou os resultados positivos que as propostas aprovadas trarão para os profissionais. “Tivemos grandes conquistas no 11º CNP com destaques para aquelas voltadas para as nossas entidades de classe e para a capacitação dos nossos profissionais. Encerramos as atividades com a engenharia, a agronomia e as geociências ainda mais fortalecidas.”, afirmou.

Compromisso com as políticas públicas

Aprovada por unanimidade na plenária final do 11º CNP, a Carta Declaratória de Goiânia reforçou os compromissos do Sistema Confea/Crea e Mútua com a soberania, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. O documento salienta ainda as diretrizes que pautarão os trabalhos no próximo triênio. São eles:

– Incentivo ao desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias voltadas às fontes alternativas de energia, com a alteração e avanço na política energética, visando permitir incentivos fiscais e financeiros para o desenvolvimento de novas tecnologias; fomento à utilização de uma base de dados georreferenciada para auxiliar nas ações de fiscalização, disponibilizar uma plataforma de dados georreferenciados das fiscalizações, integração das ARTs e, ainda, assinatura eletrônica com QR Code estão entre as propostas aprovadas pelo eixo temático Inovação Tecnológica.

– Propostas relacionadas ao mapeamento dos canais de navegação do país por órgãos públicos; atuação do Confea na cobrança da execução dos quatro eixos do Plano Nacional de Saneamento Básico e ao estabelecimento de mecanismos de diálogo entre o Sistema Confea/Crea e a comissão externa destinada a acompanhar e monitorar a conclusão das obras públicas paralisadas e inacabadas no país para apresentar a visão técnica e estratégica da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estão entre as demandas apontadas pelo eixo temático Infraestrutura.

– Retomar a capacidade estatal, com o fortalecimento e a valorização do serviço público brasileiro, instituindo a carreira de Estado para profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências que ocupam cargo efetivo nos serviços públicos federal, estaduais e municipais, com vistas a gerar melhores condições de desenvolvimento e atendimento à população pelas administrações públicas é uma das ideias definidas pelo eixo temático Atuação Profissional.

Confira todas as informações do 11º CNP no site cnp.org.br