Disponível em <https://portal.creaes.org.br/representantes-do-crea-es-integram-comitiva-do-confea-na-smart-city-expo-curitiba-2025/>.
Acesso em 31/03/2025 às 14h32.

Representantes do Crea-ES integram comitiva do Confea na Smart City Expo Curitiba 2025

27 de março de 2025, às 21h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O engenheiro geólogo Éder Carlos Moreira e o engenheiro eletricista e civil Paulo de Tarso Ávila de Oliveira participaram no período de 25 a 27 de março, em Curitiba (PR), de um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2025. Os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) se reuniram a especialistas nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras para o futuro urbano, com temas que integram tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano.

Os engenheiros capixabas, que integraram a comitiva do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), formada por profissionais do Sistema de todo o país, participaram do Programa de Imersão Técnica em Smart Cities, uma agenda exclusiva do Confea com conferência, visitas técnicas, palestras e outros encontros.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, destacou a relevância da participação capixaba na Smart City Expo Curitiba 2025 e a conexão do evento com a COP 30. “O Crea-ES tem assento na comissão da COP 30 do Sistema Confea/Crea, e há uma forte convergência entre os temas debatidos em Curitiba e aqueles que estarão em pauta na conferência climática, que ocorrerá em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro deste ano. Discutir soluções inovadoras para cidades mais sustentáveis, resilientes e inteligentes é fundamental para enfrentar os desafios urbanos e ambientais que estão por vir. Nossa presença no evento reforça o compromisso do Espírito Santo em contribuir com essas discussões e propor soluções que possam ser aplicadas tanto localmente quanto em nível global”, afirmou.

A comitiva visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e o Hipervisor Urbano para conhecer iniciativas de mobilidade urbana e inovação na cidade. No IPPUC, foram discutidos o sistema BRT, pioneiro no Brasil, o calçadão da Rua XV e o extenso sistema de ciclovias. A comitiva também conheceu as Ruas da Cidadania, que integram serviços públicos e transporte coletivo. No Hipervisor Urbano, aprenderam sobre uma plataforma que integra dados públicos para melhorar o planejamento de políticas públicas. Além disso, visitaram o Sistema Fiep, onde conheceram hubs de inovação e o Centro Internacional de Inovação, que impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a cultura inovadora na indústria local.

Segundo o engenheiro geólogo Éder Carlos Moreira, membro da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas do Crea-ES e do Confea e coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-ES, a atividade de imersão em tecnologia e inovação tem reforçado a necessidade de inserir as startups dentro das empresas tradicionais no sentido de trazer novas soluções. “As startups podem trazer novas ideias de desenvolvimento de produtos ou serviços para as empresas. É também igualmente importante a gente pensar que sensores, novas tecnologias, podem contribuir para a sustentabilidade, trazendo conforto para as pessoas e as comunidades”, disse.

Ainda de acordo com Éder Moreira, as cidades são feitas de pessoas e as Smart Cities estão voltadas exclusivamente para a importância da necessidade de trazer tecnologia e inovação para o conforto das pessoas. “Por exemplo, como é que a gente conseguiria regularizar ou regimentar um trânsito favorável para todas as pessoas? Como é que a gente conseguiria ter um ônibus que pudesse circular mais rápido, com mais conforto para todas as pessoas? Isso está diretamente ligado ao planejamento urbano. É isso que nós estamos pensando aqui, na Smart City Expo Curitiba 2025”, concluiu.

Tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano de forma integrada

A Smart City Expo Curitiba 2025 teve como propósito ser um catalisador para transformar cidades em um modelo inteligente, sustentável e planejado, oferecendo várias contribuições significativas para o futuro urbano, abordando tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano de forma integrada:

Inovação Tecnológica: Promove o uso de tecnologias avançadas, como IoT, inteligência artificial e big data, para melhorar a eficiência dos serviços urbanos, como transporte, segurança e gestão de recursos.

Sustentabilidade: Enfatiza práticas sustentáveis, incentivando o uso de energias renováveis, a redução de emissões de carbono e a promoção de construções verdes e eficientes em termos energéticos.

Planejamento Urbano Inteligente: Oferece insights sobre como planejar cidades de forma mais inteligente, priorizando o desenvolvimento urbano que integra espaços verdes, infraestrutura eficiente e mobilidade urbana sustentável.

Participação Comunitária: Estimula a participação dos cidadãos no desenvolvimento urbano, promovendo uma governança mais inclusiva e transparente através de plataformas digitais.

Parcerias e Colaboração: Facilita a formação de parcerias entre governos, empresas e academia para desenvolver soluções urbanas inovadoras e compartilhadas.

Educação e Capacitação: Proporciona oportunidades de aprendizado e troca de conhecimento sobre as melhores práticas em urbanismo e tecnologia, capacitando profissionais e estudantes.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *