Disponível em <https://portal.creaes.org.br/semana-da-engenharia-painel-explora-inovacao-tecnologica-sustentavel/>.
Acesso em 03/04/2025 às 22h41.

Semana da Engenharia: Painel Explora Inovação Tecnológica Sustentável

12 de dezembro de 2024, às 17h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Debates técnicos e científicos conduzidos por renomados profissionais sobre “Inovação Tecnológica na Engenharia para a Sustentabilidade” nortearam as atividades desenvolvidas pelo primeiro painel do segundo dia da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências, que ocorre em Vitória (ES), no período de 10 a 13 de dezembro.

Coordenador de projetos relevantes em mobilidade elétrica e desenvolvimento tecnológico, o professor e membro dos programas de pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis e Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Reginaldo Barbosa Nunes, tratou do tema Automação e Inteligência Artificial em Projetos Sustentáveis. Para ele, a inteligência artificial traz importantes implicações socioeconômicas. “O impacto econômico gerado pela obsolescência de funções no mercado de trabalho, aumenta o desemprego e a desigualdade social ao concentrar os benefícios em grandes empresas e grupos privilegiados. Além disso, há uma transformação no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades e qualificações.”

O especialista em Irrigação e Gestão, engenheiro agrônomo Wilson Rabelo Neto trouxe para o debate o caso de sucesso da empresa Smartirriga, do norte do Espírito Santo, cujo ramo de negócio é a produção agrícola com o manejo de irrigação inteligente, otimização dos recursos hídricos e promoção de cultivo com sustentabilidade. Neto explicou os benefícios do método: “A ineficiência na irrigação, comum entre muitos produtores, gera desperdício de água, energia e nutrientes, além de comprometer a produtividade e a qualidade, e resultar no uso indiscriminado da água; em contrapartida, utilizamos um serviço de manejo inteligente de irrigação, visando otimizar a produção agrícola e o uso de recursos hídricos, com base em informações ambientais em tempo real, dados culturais e operacionais, promovendo a sustentabilidade no cultivo.”

Com 18 anos de experiência em gestão administrativa e operacional, o CEO da AUMO S.A., Junior Venturim Daniel, tratou da Inovação Tecnológica no Desenvolvimento Sustentável das Corporações. Graduado em Marketing pela Universidade Vila Velha e líder com foco em inovação e desenvolvimento de novos mercados, Júnior abordou a crescente maturidade da inteligência artificial em ambientes corporativos. De acordo com ele, a adoção de soluções de IA precisa estar alinhada com as necessidades específicas do dia a dia das empresas, indo além de modelos genéricos e soluções superficiais. “Para obter o melhor resultado possível na adoção dessas tecnologias, é fundamental que elas sejam integradas à cultura da empresa, fazendo parte do dia a dia da organização. Integrada à cultura, a IA incentivará maior participação de todos na sua evolução interna”, finalizou.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *