Disponível em <https://portal.creaes.org.br/visitas-tecnicas-e-palestra-sobre-o-uso-de-tecnologias-encerram-a-12a-semana-capixaba-de-engenharia-agronomia-e-geociencias/>.
Acesso em 05/02/2025 às 07h57.

Visitas técnicas e palestra sobre o uso de tecnologias encerram a 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências

16 de dezembro de 2024, às 16h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O ciclo de palestras e painéis da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências foi concluído no dia 12 de dezembro com a exposição da engenheira de segurança do trabalho, especialista em segurança contra incêndio e pânico, professora e escritora Elaine Gonçalves. Atuando como projetista há mais de doze anos em todo o território nacional com Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), atendendo empresas públicas e privadas, a engenheira abordou o tema “Como se destacar no mercado de trabalho com o uso de tecnologias”.

Elaine, que em apenas uma rede social possui quase 60 mil seguidores, falou sobre como as tecnologias podem construir uma carreira sucesso. “No meu caso, o maior crescimento aconteceu quando eu soube usar as tecnologias disponíveis ao meu favor. Ser bom tecnicamente é essencial, mas só isso não te leva longe. É preciso mostrar quem você é e o que você faz”, disse.

A engenheira apresentou dados sobre o impacto da digitalização nas profissões ao longo dos anos, influenciando nas práticas profissionais, com a automatização de tarefas, novas especializações e colaboração remota; e repercutindo no posicionamento do mercado, gerando presença digital, marketing de conteúdo e adaptação a novos modelos de negócios. Elaine Gonçalves apresentou ainda os desafios do novo profissional da engenharia. Numa era em que a visibilidade é tão importante quanto a habilidade, demonstrou ferramentas e estratégias, os tipos de redes sociais mais adequados e suas finalidades como catalisadoras de carreira, ferramentas de inteligência artificial para o segmento, além de apresentar um plano de ação prático para os profissionais da área tecnológica. “A IA é uma tecnologia que permite que máquinas aprendam e executem tarefas que antes exigiam inteligência humana, como análise de dados, tomada de decisão e otimização de processos. A IA não substitui engenheiros; ela potencializa aqueles que a utilizam”, concluiu.

As atividades da 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências, promovida entre os dias 10 e 13 de dezembro pelo Crea-ES e pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), terminou no dia 13 de dezembro com visitas técnicas no período da manhã nas unidades da ArcelorMittal, em Tubarão, Serra e da Petrobras Edivit, em Vitória. O evento, que teve como tema central “Inovação científica na área tecnológica como propulsora da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida da sociedade”, contou com o apoio e patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). A 12ª Semana Capixaba de Engenharia, Agronomia e Geociências arrecadou com as inscrições mais de 800 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições filantrópicas no Espírito Santo.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *