Disponível em <https://portal.creaes.org.br/78a-soea-crea-es-se-apresenta-potente-com-a-maior-participacao-na-historia-do-evento/>.
Acesso em 04/05/2024 às 01h24.

78ª SOEA: Crea-ES se apresenta potente com a maior participação na história do evento

9 de agosto de 2023, às 17h19 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Cinco mil pessoas participaram nesta terça-feira (8/8), em Gramado, no Rio Grande do Sul, da abertura oficial da 78ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Com o tema “A importância da Engenharia na soberania nacional”, a conferência reunirá até o dia 11 de agosto milhares de profissionais, empresas, professores, graduandos, cientistas, representantes de órgãos públicos e interessados em tecnologia e inovação.

A engenharia capixaba se apresenta de forma potente no evento, com uma comitiva composta por aproximadamente 450 pessoas. “Estamos fazendo história. Este é o maior grupo de participantes do Espírito Santo em todas as 78 edições da Semana da Engenharia. Nosso objetivo é contribuir para a atualização e o aperfeiçoamento dos nossos profissionais, por meio dos mais de 100 minicursos, painéis com palestras e trabalhos diversos sobre inovação tecnológica que estão sendo oferecidos. Esta é uma oportunidade única!”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro Jorge Silva.

Para o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Joel Krüger, a 78 ª SOEA promete impulsionar as discussões sobre os avanços tecnológicos, inovações e ações necessárias para garantir um desenvolvimento sustentável e responsável num contexto nacional e internacional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Aos profissionais registrados e lideranças políticas, Krüger apresentou os avanços conquistados pela atual gestão em prol da categoria. Entre eles, a instituição da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua; investimentos em ações fiscalizatórias; liberação de recursos para os Creas aprimorarem estruturas e para as entidades de classe promoverem publicações e eventos técnico-científicos; dedicação especial à pauta de equidade de gênero, com atenção especial ao Programa Mulher; e, no cenário internacional, avanços nos acordos com outros países e o compromisso assumido com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A anfitriã e presidente do Crea-RS, Engenheira Nanci Walter, ressaltou que a 78ª SOEA acontece sob o olhar do empreendedorismo, onde a tradição e a inovação entram em campo e se materializam. Nanci destacou a necessidade de colocar no centro das atenções temas como legislação, atribuições, inovação, soluções técnicas, qualidade de vida e segurança para a sociedade. “O momento é de despertar profissionais, mercado de trabalho e sociedade para o grau de emergência das ações de estratégia ambiental, social e de governança dentro dos projetos do ESG e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser adotadas não mais como tendências, mas como prioridades.”, anunciou.

O diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), engenheiro Francisco Almeida, destacou que mais de 70% dos profissionais presentes já são associados à Mútua, e fez um convite aos que ainda não são. “Convidamos esses profissionais para que conheçam, em nosso estande, todos os nossos benefícios e passem a fazer parte da Caixa de Assistência. Venham conhecer a nova Mútua, de acolhimento e pertencimento”, disse ele.

Também nesta terça-feira (8/8) foi declarada aberta a Exposição da Soea (ExpoSoea), um espaço especial dentro da estrutura da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com o intuito de apresentar diversidade, criatividade e regionalismo. A área é o ponto de encontro dos participantes do evento e concentra os 27 estandes de todos os Creas do país, instalados no Serra Park Hotel, onde diferentes culturas são expressadas em detalhes por meio de cenários inspirados nas características únicas de cada região brasileira. A ExpoSoea prossegue também até dia 11 de agosto, dentro do maior evento da Engenharia, Agronomia e das Geociências do país, a 78ª SOEA.