Disponível em <https://portal.creaes.org.br/alternativas-energeticas-e-sustentabilidade-sao-pautas-do-23o-congresso-internacional-de-engenharia-mecanica-e-industrial/>.
Acesso em 08/09/2024 às 00h24.

Alternativas energéticas e sustentabilidade são pautas do 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial

Evento teve início nessa segunda-feira (4/9) e contou com a participação de mais de 400 profissionais da área

5 de setembro de 2023, às 11h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Evento teve início nessa segunda-feira (4/9) e contou com a participação de mais de 400 profissionais da área

Nessa segunda-feira (4/9) teve início o 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial, promovido pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).

O evento, que prossegue até dia 6 de setembro, na Faculdade Estácio, em Vitória, reune mais de 400 profissionais da área e trata do tema “Alternativas energéticas, sustentabilidade e impactos para as gerações futuras.”

Com uma programação repleta de palestras, workshops e apresentações de pesquisa, o congresso traz oportunidade para os engenheiros mecânicos e industriais se atualizarem sobre as tendências mais recentes da indústria, discutirem soluções inovadoras e debaterem os desafios em torno da sustentabilidade e do futuro energético.

Durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de autoridades regionais e nacionais, conselheiros federais do Sistema Confea/Crea e Mútua, representatividades acadêmicas e demais profissionais da área, destacaram-se as palavras do presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Engenheiro Mecânico Ewandro Petrocchi, que ressaltou a importância do evento como um espaço de troca de conhecimento e experiências: “Este congresso é fundamental para o desenvolvimento da nossa área, pois aborda temas essenciais para o futuro da engenharia mecânica e industrial. A inovação e a sustentabilidade são pilares que devem guiar nossos esforços.”

O presidente da Fenemi, Engenheiro Mecânico Waldimir Teles Filho, também enfatizou a relevância do congresso e sua contribuição para o avanço da engenharia no Brasil e no mundo. Ele observou: “Este é um momento crucial para refletirmos sobre como nossas ações afetam o meio ambiente e as gerações futuras. Precisamos encontrar alternativas energéticas sustentáveis e viáveis para o desenvolvimento econômico.”

Além disso, o presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Engenheiro Eletricista Evânio Nicoleit, salientou a necessidade de colaboração entre os profissionais da área: “A engenharia é uma área que requer cooperação e inovação constantes. Eventos como esse promovem o compartilhamento de conhecimento e fortalecem nossa comunidade.”

A cerimônia de abertura também foi marcada pelo pronunciamento do presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Engenheiro Civil Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, do presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), Engenheiro Civil José Maria Cola dos Santos, do presidente da Associação Espírito-Santense de Engenheiros Mecânicos, engenheiro mecânico Fred Rosalem, do presidente da Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera), engenheiro mecânico Jorge Nei Brito, do diretor da Estácio no Espírito Santo, Anderson Paulo da Cruz, e do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela.

Sobre o CONEMI

O congresso conta com uma programação diversificada que abrange temas como energias renováveis, eficiência energética, inteligência artificial aplicada à engenharia, tecnologias limpas, entre outros. Além das palestras e painéis, os participantes têm a oportunidade de apresentar seus próprios trabalhos e pesquisas, fomentando o debate e a disseminação do conhecimento, além de visitarem estandes de empresas do ramo na 1ª Feira Nacional de Mecânica, que integra a programação do evento.

Com a presença de renomados especialistas e a participação ativa dos profissionais da área, o 23º Conemi apresenta a expectativa de ser um marco na busca por soluções sustentáveis e eficientes para os desafios da engenharia moderna. Traz também o desafio de impulsionar o desenvolvimento técnico-científico da área e reforça o compromisso dos engenheiros com um futuro mais sustentável e promissor.

O 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial é um evento realizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), pela Associação Espírito-Santense de Engenheiros Mecânicos (Aesme) e pela Sociedade Espírito-santense de Engenheiros (SEE), tendo como patrocinadores o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *