Disponível em <https://portal.creaes.org.br/celebracao-do-dia-do-engenheiro-ambiental-destaca-contribuicoes-para-a-sustentabilidade/>.
Acesso em 03/05/2024 às 16h32.

Celebração do Dia do Engenheiro Ambiental destaca contribuições para a sustentabilidade

1 de fevereiro de 2024, às 13h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No último dia 31 de janeiro de 2024, a Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES) organizou um evento marcante para comemorar o Dia do Engenheiro Ambiental. A cerimônia, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), reuniu profissionais, acadêmicos e entusiastas da engenharia ambiental, enfatizando a importância dessa área na promoção de práticas sustentáveis e inovadoras.

O encontro contou com a presença do engenheiro ambiental Filipe Machado, então presidente da Apea-ES e diretor-geral da Mútua-ES. Machado abriu a celebração com uma discussão sobre a “consolidação da Apea como uma marca”, destacando o crescimento significativo e a evolução da associação. A programação prosseguiu com uma apresentação da engenheira ambiental Laryssa Alvarenga, que ofereceu uma visão abrangente dos desenvolvimentos recentes e das tendências futuras na área.

O engenheiro ambiental Gustavo Coser apresentou os trabalhos e resultados de um grupo dedicado ao seguimento, enfatizando a aplicabilidade e a importância dos engenheiros ambientais no mapeamento e resolução de questões sustentáveis. Seguido pelo engenheiro ambiental André Rocha, que destacou o papel crucial da Apea nas comissões e a importância da participação ativa dos profissionais na promoção de políticas sociais eficientes. A noite foi também uma oportunidade para homenagear figuras-chave na engenharia ambiental e assistir a uma mensagem inspiradora do engenheiro ambiental, civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, marcando a transição de liderança na Apea-ES.

Além disso, o evento contou com mensagens de apoio de figuras proeminentes, como do engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese, presidente do Confea, do engenheiro agrônomo Álvaro Bridi, conselheiro federal do Sistema Confea/Crea e Mútua, e do engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Ráynny Vasconcelos Lima, conselheiro regional.

O presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Jorge Silva, que participou do evento remotamente, compartilhou palavras de incentivo e reconhecimento: “A engenharia ambiental é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do mundo. O compromisso dos nossos profissionais com a inovação e sustentabilidade é o que nos permite enfrentar os desafios ambientais de hoje e de amanhã. A Apea-ES tem desempenhado um papel vital nesse processo, e é uma honra apoiar essa associação e todos os engenheiros ambientais na busca por soluções que garantam um futuro mais verde e sustentável.”