Disponível em <https://portal.creaes.org.br/cinco-municipios-do-espirito-santo-recebem-novas-inspetorias-do-crea-es/>.
Acesso em 19/05/2024 às 18h50.

Cinco municípios do Espírito Santo recebem novas inspetorias do Crea-ES

Alegre, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Barra de São Francisco e Nova Venécia receberam novas inspetorias do Conselho nestas segunda e terça-feira

16 de agosto de 2023, às 16h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) inaugurou, nos dias 14 e 15 de agosto, cinco novas inspetorias nas cidades de Alegre, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Barra de São Francisco e Nova Venécia. As inaugurações fazem parte do plano de interiorização do Conselho.

As solenidades contaram com a presença de autoridades da região, como o prefeito de Alegre, Nemrod Emerick, o vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Bottacin, o secretário de Obras da prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Paulo Emílio Arnsholz, o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Barra de São Francisco, Guilherme Fernandes e o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes.

A inspetoria é o órgão que representa o Crea no município e região onde é instituída e tem por finalidade fiscalizar e orientar o exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Algumas das funções das inspetorias são instruir documentos protocolados a serem encaminhados ao Crea para análise; receber anuidades, taxas de serviços e multas; e fazer cumprir a legislação federal, as resoluções, as decisões normativas, as decisões plenárias baixadas pelo Confea, os atos normativos e os atos administrativos baixados pelo Crea.

As agências no interior do estado facilitam o acesso dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências aos serviços de regulação e fiscalização do Crea-ES. Dessa forma, o Conselho pode oferecer um atendimento mais próximo e acessível, evitando a necessidade de deslocamentos longos até a sede da instituição, o que torna mais conveniente e eficiente a obtenção de orientações, esclarecimentos e informações.

“Com as novas inspetorias, estamos contribuindo para o crescimento sustentável das regiões do Espírito Santo, além de estarmos descentralizando a administração, construindo uma gestão mais próxima das demandas e realidades locais. Isso vai resultar em decisões e ações mais eficazes e adequadas para cada região”, celebrou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.

Nesta quarta-feira (16/8) será assinada a ordem de serviço para a construção da inspetoria de Serra, que será inaugurada dia 20 de novembro deste ano.

Confira algumas fotos: