Disponível em <https://portal.creaes.org.br/confira-tudo-sobre-o-11o-congresso-estadual-de-profissionais/>.
Acesso em 20/04/2024 às 08h53.

Confira tudo sobre o 11º Congresso Estadual de Profissionais

28 de junho de 2022, às 17h51 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O que é?

O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) é um encontro realizado a cada três anos pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de todo o país. O evento, promovido em cada estado da Federação, é antecedido por reuniões regionais e sucedido por uma etapa nacional, que tem como compromisso concluir os trabalhos.

O CEP tem o intuito de oferecer aos participantes a oportunidade de debater e sugerir melhorias na área tecnológica e propor soluções para possíveis entraves na regulamentação profissional. Trata-se também de um importante momento para estreitar o contato entre os profissionais e o Conselho, entender os desafios atuais e projetar perspectivas técnicas e práticas futuras para as áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Como funciona

No Espírito Santo, os trabalhos começam com debates nas microrregiões do Crea-ES, avançando para a fase estadual e sendo encaminhados para finalização na etapa nacional.

Reuniões Microrregionais

As Reuniões Microrregionais acontecerão no período de 5 a 28 de julho e irão proporcionar aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões em encontros ao vivo, em diversos locais do estado. As propostas poderão ser registradas no momento das reuniões. Os profissionais que não tiverem condições de participar dos encontros de forma presencial, também poderão registrar sugestões on-line, por meio de formulário eletrônico disponível neste site. As propostas serão analisadas e pautadas na fase estadual.

CEP – Congresso Estadual de Profissionais

O 11º CEP acontecerá no dia 6 de agosto, em Vitória (ES). Nessa etapa, ocorrerá a apresentação e a aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas reuniões microrregionais. As demandas aprovadas no CEP seguem, então, para a última etapa, o Congresso Nacionais de Profissionais, organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

CNP – Congresso Nacional de Profissionais

Essa é a última etapa, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal e submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 11º CNP acontecerá em Goiânia-GO, nos dias 6 a 8 de outubro de 2022 e será organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON) do Confea. Para mais informações, clique aqui.