Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-alerta-para-estado-critico-de-ponte-em-japira-interior-de-linhares/>.
Acesso em 25/04/2024 às 21h47.

Crea-ES alerta para estado crítico de ponte em Japira, interior de Linhares

7 de novembro de 2022, às 19h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Após análises preliminares realizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) em ponte localizada em Japira, no distrito de São Rafael, em Linhares, a recomendação dos engenheiros é pela manutenção ou substituição da estrutura da ponte.

Uma vistoria realizada no local por uma equipe multidisciplinar do Crea-ES na manhã desta segunda-feira (7/11) identificou que a ponte apresenta fissuras e está realmente em estado crítico.

A ação, determinada pelo presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva, teve como objetivo atender a demanda da imprensa e da comunidade local, que manifestaram-se apreensivas com possiveis situações de perigo da ponte, que é, inclusive, submetida diariamente ao tráfego de veículos pesados.

A inspetora do Conselho em Linhares, Engenheira Civil Rayza Gonzaga, informou que com a vistoria realizada hoje já foi possível constatar que houve um descolamento na base da ponte, fator que ocasionou a distensão da estrutura e causou trincas. “A estrutura está comprometida. Orientamos para que o local seja sinalizado imediatamente a fim de quem trafega na região esteja ciente dos perigos. Nossa orientação é de que não haja trânsito de veículos pesados no local até que a manutenção ou substituição da ponte seja concluida”, recomendou.

O relatório tecnico completo do Crea-ES será finalizado em uma semana e encaminhado à Secretaria Municipal de Obras de Linhares, sugerindo a implementação das medidas necessárias; e à Câmara Municipal de Vereadores do município, para conhecimento e acompanhamento.