Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-apoia-participacao-de-engenheiro-capixaba-na-cop-28/>.
Acesso em 29/04/2024 às 05h09.

Crea-ES apoia participação de engenheiro capixaba na COP 28

28 de novembro de 2023, às 17h13 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Foto: COP/Divulgação.

Cento e noventa e sete países com mais de 200 líderes internacionais se reunirão a partir desta quinta-feira (30/11) para discutir e desenvolver soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023. O evento, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, segue até o dia 12 de dezembro.

A engenharia capixaba marca presença no encontro por meio do engenheiro e professor Renato Siman, cuja participação contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Para Renato Siman, que é chefe do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (LAGESA) e professor associado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), esse é o momento de enriquecer a discussão no estado sobre o assunto: “Irei participar como painelista em dois momentos nesse evento, além de buscar todas as experiências, tecnologias e formas de financiamento que serão discutidas para serem aplicadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Gostaria de trazer para o Espírito Santo o resumo dessas experiências”.

“Temos aqui na Ufes, junto com os Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) e Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES), ampliar a inserção da UFES e nos cenários nacional e internacional. Acredito que com essa participação possamos ampliar a internacionalização de nossos programas de pós-graduação, fortalecendo nossas relações e participação em projetos. Isso sempre é bom para nossos discentes e pesquisadores colaboradores do Espírito Santo!”, afirmou o professor, que também agradeceu a participação do Conselho:

“Fiquei muito lisonjeado com o apoio do Crea-ES e das empresas que trabalham com Gestão de Resíduos no território Capixaba”, comemorou Siman.