Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-autua-empresa-por-executar-manutencao-de-fachada-sem-engenheiro-de-seguranca-do-trabalho/>.
Acesso em 25/04/2024 às 07h51.

Crea-ES autua empresa por executar manutenção de fachada sem engenheiro de segurança do trabalho

2 de setembro de 2022, às 10h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-ES autuou a empresa responsável pela execução da reforma da fachada do edifício Sunset Residencial, localizado na Praia de Itaparica, em Vila Velha, onde, no início da manhã desta quinta-feira (1/9), uma falha num andaime fez com que a estrutura despencasse colocando os trabalhadores em risco.

A ação ocorreu hoje (1/9) durante vistorias técnica e fiscal realizadas pelas equipes do Crea-ES. A construtora, responsável pela execução do serviço de manutenção na parte externa do prédio de 25 andares, foi multada em R$ 7.039,00 pela ausência de um engenheiro com especialidade em segurança do trabalho. O Conselho também emitiu auto de infração com multa de R$ 703,90 para a empresa responsável pela instalação da cremalheira por não apresentar responsável técnico.

Para o Conselho, a presença do engenheiro de segurança do trabalho nas obras é fundamental para garantir a integridade dos trabalhadores, dos moradores e das pessoas que circulam pelo entorno. O setor de segurança do trabalho é responsável pela inspeção das atividades diárias, pela verificação das condições das ferramentas, calibragem de máquinas e equipamentos utilizados nos serviços e pela observância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos trabalhadores.

A orientação do presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva, é de que as equipes continuem a apuração das responsabilidades técnicas e profissionais e ofereçam orientações com relação às medidas de segurança em obras e serviços de engenharia. Para concluir a vistoria iniciada pelo Crea-ES nesta quinta-feira ainda está prevista a inspeção técnica no andaime, que deverá ser realizada por um profissional da área de engenharia mecânica do Conselho. Esta apuração visa detectar se houve falha mecânica no equipamento.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *