Disponível em <https://portal.creaes.org.br/crea-es-autua-empresa-que-executava-obra-de-galpao-em-paul-e-recomenda-interdicao-do-local/>.
Acesso em 04/05/2024 às 07h40.

Crea-ES autua empresa que executava obra de galpão em Paul e recomenda interdição do local

15 de dezembro de 2023, às 17h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) emitiu na manhã desta sexta-feira (15/12) auto de infração contra a empresa responsável pela fabricação e montagem de um galpão no bairro Paul, em Vila Velha, onde parte da estrutura de concreto armado, pré-moldada, colapsou na tarde de quinta-feira (14/12), ocasionando desabamento de vigas, calhas metálicas e outros elementos estruturais, ferindo trabalhadores que estavam no local. A ação Técnica e Fiscal foi determinada pelo presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva.

A empresa foi notificada pela Unidade de Fiscalização do Conselho por executar a obra sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). De acordo com o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, “há evidências de manifestações patológicas e anomalias em outras vigas e pilares. Isso pode causar instabilidade e risco para a estrutura”. Ainda, segundo Battisti, durante a ação da vistoria, foi observado que a base de alguns dos pilares da obra encontrava-se exposta e com presença de água, fatores que podem potencializar o risco de desabamento do imóvel.

As equipes do Crea-ES também identificaram que parte da estrutura encontra-se precariamente escorada por meio de caminhão do tipo “munck”, representando grande risco aos funcionários que ainda se encontram no local e a população que transita pela região, inclusive crianças. Também não foram encontradas barreiras físicas instaladas nos acessos às obras.

O presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, informou que a Procuradoria Geral do Conselho enviou ofício na tarde desta sexta-feira (15/12) à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha recomendando a interdição, em caráter de urgência, da via próxima ao galpão. A notificação orienta, ainda, que a obra seja embargada e que seja realizada análise sobre a estabilidade do imóvel, incluindo análise da fundação e solo.